Meditação © Amplo Publications

2 de agosto de 2017

Como Superar as Adversidades?

“Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação”.  I Pe 1.6

 

Que nota você daria para si mesmo, de 1 a 10, levando em consideração sua felicidade e satisfação? Alguns pensam que seriam mais felizes se fossem ricos, tivessem mais saúde, um carro novo, um casamento melhor, etc. Na ficha técnica do livro: ‘Floresça onde você está’ o autor diz que “não é o lugar e nem são as circunstâncias o que torna alguém feliz e satisfeito; é a pessoa que faz o lugar. Se você acha que sua vida vai melhorar, bastando para isso que suas circunstâncias mudem, está enganado. Você pode florescer onde está plantado! Aí mesmo onde está, você poderá encontrar milhares de oportunidades para se tornar a pessoa que deseja ser”.


Neste livro o escritor conta sobre a história de uma jovem que se casou e foi morar numa base militar dos EUA. O marido, um fuzileiro naval, foi para guerra e ela ficou sozinha em casa. Os dias e noites passavam e a solidão se tornou um peso para aquela jovem esposa. Um dia ela escreveu para mamãe dizendo que queria desistir e voltar para casa. Alguns dias se passaram e o correio trouxe uma carta que dizia: “Dois homens olhavam através das grades da prisão; um via a lama, o outro as estrelas, mamãe”.


Daquele dia em diante, aquela jovem tomou a decisão de sair da sua prisão e olhar as estrelas. Ela fez contato com as pessoas que viviam na região, conheceu uma tribo indígena e começou a estudar a vida no deserto. O marido retornou da guerra e eles voltaram para os EUA. Ela escreveu um livro contando sobre a vida no deserto que se tornou um best seller. Tudo que aquela jovem esposa precisava era mudar a perspectiva – trocar o foco – transformar a visão. Acho que é justamente isso que Pedro procura fazer com seus leitores do primeiro século e, também conosco. Os cristãos da Ásia estavam passando por todo tipo de provação, por isso tinham que fazer uma escolha, ficar ali olhando para a lama ou olhar para as estrelas.


O cristão genuíno encontra muitos motivos para se alegrar quando focaliza sua atenção nas bênçãos da salvação. As bênçãos da salvação devem ser uma fonte de louvor para encorajar o cristão nas adversidades. Você quer ser um adorador verdadeiro? Olhe para as bênçãos da salvação e então encontrará muitos motivos para adorar ao Deus Trino de todo o seu coração, foi esta a orientação do apóstolo: “Nisso vocês exultam” (v.6), pois enquanto vivermos neste mundo estaremos sujeitos às tristezas causadas por todo tipo de provação. Nas próximas meditações iremos destacar algumas razões que devem nos levar a tirar os olhos da lama e focar nas estrelas. Até lá e Deus nos abençoe!


pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
01-jul_lealdade-a-cristo