Meditação © Amplo Publications

2 de junho de 2017

Oração e Cura

“Entre vocês há alguém que está doente? Orem e a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará” (Tg 5.14-15).


Temos aprendido nesta última parte da carta com Tiago que existem algumas intercorrências possíveis com os cristãos: 1]. Aflição que deve ser enfrentada com oração; e 2]. Alegria que deve ser manifestada com louvores, e uma terceira possibilidade na vida de um cristão que é a enfermidade: “Está alguém entre vocês doente?”


O cristão precisa humildemente enfrentar as enfermidades confiando na Soberania de Deus. Deus é supremo sobre toda a Criação e, por isso, Ele faz o que sua vontade deseja, quando quer e como quer (Ef 1.11). John Murray disse: “Eu entendo a soberania de Deus como a autoridade, o domínio e o governo absolutos de Deus sobre toda a realidade distinta dele mesmo”. Ana entendeu e se submeteu à soberania de Deus quando foi agraciada com um filho, ela orou: "Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus. O Senhor mata e preserva a vida; ele faz descer à sepultura e dela resgata. O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; ele humilha e exalta. Levanta do pó o necessitado e, do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentarem-se com príncipes e lhes dá lugar de honra. ‘Pois os alicerces da terra são do Senhor; sobre eles estabeleceu o mundo’” (I Samuel 2.2,6-8).


Muitos ficam perplexos com a doutrina da soberania e não compreendem o porquê da oração. No seu artigo “Soberania de Deus e a Oração” John Gill explica: “Se alguém perguntar: Qual, pois, é o propósito da oração? A resposta deve ser: Esse é o meio e o método que Deus ordenou para transmitir a seu povo as bênçãos de sua própria bondade. Porque embora tenha determinado, provido e prometido as bênçãos, ele deseja que lhe sejam solicitadas; é nosso dever e privilégio pedi-las. Quando os crentes são abençoados com o espírito de súplica, isso prediz coisas boas, e parece provável que Deus tem em mira conceder essas boas coisas, as quais sempre devem ser pedidas com a atitude de submissão à vontade de Deus, dizendo-se: “Não se faça a minha vontade, e, sim, a tua”.


Não tenha medo de orar pedindo a Deus que cure. Nós falhamos em não orar pedindo  a cura das nossas enfermidades pelo fato de que alguns grupos cristãos exageram em seus pedidos dando até ordens para Deus. Por causa disso tomamos o lado oposto e nos conformamos achando que suplicar a Deus por uma cura é coisa de neopentecostal. Quando o oficial romano foi ter com Jesus e pediu ajuda em favor do seu criado paralítico submeteu-se à autoridade do Senhor, ele disse “dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado”. O centurião era um homem de autoridade e por isso reconheceu e confiou na autoridade de Jesus (v.8b-9), e pediu que Jesus liberasse a cura com uma só palavra (v.6). Posso testemunhar que Deus tem sido gracioso em atender nossas orações concedendo cura para alguns irmãos. A glória não é do pastor, nem dos presbíteros, mas de Deus que levanta o  enfermo. Portanto, se entre vocês há alguém doente faça oração e creia no poder e na soberania de Deus que pode curar quem ele quer, como e quando ele quer. Deus nos abençoe!

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
01jun-a-resposta-certa-vem-de-deus