Meditação © Amplo Publications

4 de dezembro de 2017

O que aconteceu?

“Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se”  Gn 3.6-7



Imagine que você consiga incentivar um colega para ler a Bíblia. Seu amigo inicia no relato da criação, em Gênesis, e lê capítulos um e dois. Ela gosta da sequência da narrativa e, percebe que tudo é perfeito porque há “alguém” no comando com sabedoria e poder para criar, estabelecer ordem e que no final exclama “tudo é muito bom!” Mas, de repente, quando o ávido leitor prossegue com a leitura encontra um ambiente hostil, com inveja, ciúme, ira, assassinato, poligamia e afastamento do Criador. O que aconteceu? Ele pergunta. Onde está o nexo da leitura? Então, ele percebe que uma página da sua Bíblia foi arrancada e esta faltando o capítulo três.  



Todo cristão precisa entender que sem o capítulo três de Gênesis as peças não se encaixam, pois fica faltando algo na história e é por isso que muitos entram em crises existenciais e espirituais. A grande dificuldade para muitos é que olham para este mundo e para a história do homem sem a página do capítulo três. A Queda do homem registrada no capítulo três de Gênesis trouxe as mazelas do pecado e a maldição na terra. O homem não desfruta mais das bênçãos do Criador no jardim do Éden, mas vive numa terra maldita que está em hostilidade contra Deus.



A Bíblia diz que ‘pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus’ (Rm 3.23) porque ‘o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram’ (Rm 5.12). Por isso, nós não somos o que deveríamos ser e nem conseguimos fazer o que gostaríamos de realizar de bom, pois temos uma natureza pecaminosa e, como exclamou o apóstolo Paulo: ‘miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?’ (Rm 7.24).


A resposta para esta pergunta também está no capítulo três do Gênesis (Gn 3.15). Deus prometeu enviar o descendente da mulher que esmagaria a cabeça da serpente e daria fim ao pecado, este é Jesus Cristo! Por isso, quando se deu a plenitude do tempo Deus enviou Seu Filho que se fez homem para sofrer no nosso lugar a fim de recebermos o perdão dos pecados e sermos elevados à posição de filhos amados. Assim, ‘se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!’ (II Co 5.17). Portanto, o que aconteceu foi isso, o mundo não é o que deveria ser nem o homem reflete perfeitamente a imagem e semelhança do Criador. Então quando você olhar à sua volta, não se desespere nem entre em crise, este mundo vive sem Deus, entretanto o Senhor está trabalhando por nós, por isso podemos olhar para o futuro com esperança e dizer: Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!


pr. Sebastião machado
01-dez_efeito-bumerangue

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior