Meditação © Amplo Publications

4 de julho de 2017

A Promessa do Espírito Santo

“Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto" (Lc 24.49).


Domingo a igreja cantou uma música antiga, mas futurista: “De todas as tribos”. Gosto da letra desta canção que reproduz a visão de João: “E eles cantavam um cântico novo: "Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação” (Ap 5.9). Na glória haverá representantes de todas ‘as tribos, língua, povo e nação’ para glorificar o Cordeiro. Portanto, a Igreja que ora e contribui para enviar ou apoiar os que vão pelo mundo o faz porque crê que Deus tem eleitos espalhados entre as Nações que precisam ouvir para invocar o nome do Senhor a fim de serem salvos.


Pedro entendeu que o interesse de Deus não estava depositado exclusivamente sobre os judeus, mas reconheceu que “de todas as nações [Deus] aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo” (Atos 10.34-35). O apóstolo Paulo foi encorajado por Deus a continuar pregando, mesmo em meio às perseguições, porque havia muitos eleitos em Corinto que precisam ouvir o evangelho para invocar o nome do Senhor Jesus (Atos 18.7-22).


Na empresa que trabalho, muitas vezes, recebemos uma missão do patrão, mas nem sempre ela vem acompanhada com os meios ou recursos para realiza-la. Por isso, muitas vezes ficamos limitados lidando com nossos próprios recursos. Como fazer para alcançar os eleitos, uma obra de tamanha envergadura? Graças a Deus que não deixou seu povo à deriva, desprovido de orientação e nem poder. A promessa do Pai era enviar o Seu Espírito, o recurso necessário para que os discípulos realizassem esta obra. Jesus ratificou esta promessa aos seus discípulos, dizendo: “Eu lhes envio a promessa de meu Pai, mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto”. Esta promessa se cumpriu, pela primeira vez, no dia de Pentecostes, e, desde então, tem ocorrido na vida de todos aqueles que recebem Cristo como Salvador.


Meus irmãos e irmãs, Deus é bom, ele deixou os meios e os recursos para realizarmos a missão. Nós não estamos sozinhos e nem faremos a obra na nossa força ou com nossos próprios recursos, porque já recebemos poder quando desceu sobre nós o Espírito Santo, e por isso, podemos ser testemunhas do Senhor Jesus na nossa cidade, no nosso Estado ou até entre outra cultura; e ainda até aos confins da terra. Por isso, não olhe para si mesmo nem para sua pouca capacidade, mas lembre-se do que foi prometido à Timóteo: “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio (2 Tm 1.7). Deus nos abençoe!




pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
03-jul_imitadores-de-deus