Meditação © Amplo Publications

4 de maio de 2017

Nossos Planos Devem Levar Deus em Consideração

“Ouçam agora, vocês que dizem: ‘Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro’. Ao invés disso, deveriam dizer: ‘Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo’" (Tg 4.13,15).


A Palavra de Deus não proíbe o cristão de planejar, mas condena a atitude de fazer planos sem levar Deus em consideração porque este procedimento revela um coração mundano (Tg 4.13-17). O ponto, portanto que Tiago quer chamar a nossa atenção não é o de fazer planos, mas a atitude mundana do coração humano que quer independência de Deus demonstrando ser arrogante e autossuficiente.


Todos os anos nós planejamos várias atividades para a igreja. A Diretoria se reúne e pede a orientação de Deus para realizar atividades eclesiásticas e dentre os programas previstos, dois sempre fazem parte do nosso calendário: 1]. Passeio para a Praia de Ubatuba e 2]. Retiro de casais no PV Caldas Novas. Entretanto, sabemos que a concretização destes planos depende da boa mão do Senhor e, por isso, ninguém fica frustrado quando as coisas não acontecem como planejamos. Deus é bom em todo tempo!


Os incrédulos, e, infelizmente, muitos cristãos fazem seus planos como se Deus não existisse. O pecado da arrogância pode ser visto no planejamento daqueles a quem Tiago se dirige, pois eles afirmavam com presunção: “iremos... passaremos... negociaremos... e ganharemos muito dinheiro” (vv.13-14). Neste plano Deus não era levado em conta. Por isso, o pecado da autossuficiência foi confrontado pelo escritor bíblico quando ele afirmou “ao invés disso, vocês deveriam dizer: Se o Senhor quiser...” (v.15). Porque o pecado da soberba consiste em acreditar que se tem o poder de controlar  a situação para planejar e fazer cumprir o planejado. Então Tiago arremata dizendo que tal pretensão é maligna (v.16).


Hoje aprendemos algo importante sobre planejamento. Tiago diz que “quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado” (v.17). Portanto, não seja orgulhoso por menor que sejam seus planos, aprenda a coloca-los sob a orientação do Senhor porque um planejamento que não leva Deus em conta é loucura (Lucas 12.13-21). Então, vamos lá, “consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos” (Pv 16.3). Deus nos abençoe!


pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
03-abr_orando-pelo-apostolo-paulo