Meditação © Amplo Publications

4 de setembro de 2017

Amor Fraternal

“Amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração”.  I Pe 1.22


Como podemos identificar um cristão genuíno, ou seja, um eleito de Deus? Em Mateus 7.21-23, Jesus nos informou que não basta falar que é cristão - v.21 e, segundo, não basta fazer obras em nome de Jesus - v.22.  A sentença do Senhor será dura: “Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal” - v.23. Por outro lado, Jesus disse que é possível reconhecer um discípulo pela prática do amor: “Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros” (Jo 13.35).


Hoje vamos meditar no texto acima e observar que um dos efeitos da regeneração na vida de um crente em Jesus Cristo é o amor fraternal. Por que devemos praticar o amor fraternal?  Bom, Pedro diz que: “Agora que vocês purificaram a sua vida pela obediência à verdade, visando o amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo coração”. Pedro está argumentando com cristãos que foram purificados de seus pecados e lavados pelo Espírito Santo.  A falta de amor é egoísmo e, egoísmo é pecado. Mas, a purificação dos pecados abre uma nova oportunidade, um novo caminho de vitórias para o cristão. Agora, pelo poder do Espírito o cristão pode evidenciar o amor de Deus, veja II Tim 1.7.


I Pe 1.22 diz: “agora que vocês purificaram” significa algo que já aconteceu, mas que tem efeitos no presente. Temos um grande incentivo – fomos purificados - na nossa essência – “alma” – algo interno. Portanto, devemos evidenciar na prática a nossa pureza. O cristão tem uma marca que é a obediência e durante a peregrinação a obediência à verdade tem como finalidade a glória de Deus que se expressa pelo amor fraternal. O conceito da palavra amor está deturpado nos nossos dias. Uma jovem disse para sua mãe que iria trazer uma amiga da faculdade para o jantar. A jovem amiga chegou e a mãe perguntou: Você gosta de macarronada? Eu amo macarronada! No jantar a mãe ofereceu macarronada para a amiga da sua filha, mas a jovem recusou. Então a mãe perguntou, mas você disse que amava macarronada? A jovem respondeu: É verdade, mas não o suficiente para comer. Infelizmente, muito do que se chama amor é amor a macarronada. Confundimos o que significa amor. Hoje o que se fala sobre amor é puro egoísmo e narcisismo. As pessoas dizem que amam, mas não o suficiente para se envolver com o outro, pois estão mais interessados em si mesmos do que no outro.


Meus queridos irmãos e irmãs têm uma ordem neste texto: “Amem sinceramente uns aos outros”. Amar nosso irmão em Cristo não é opcional, pois somos uma família. Jesus na última noite com os discípulos lhes deu um novo mandamento (Jo 13.34). A prova de que alguém é verdadeiramente discípulo de Jesus é o amor. Os crentes de Tessalônica já amavam uns aos outros, mas foram exortados a progredir nesse amor (I Ts 4.9-10). Como deve ser o amor fraternal? Pedro diz: “Sinceramente”, ou seja, sem fingimento; e “de todo o coração”, completamente dando a vida pelo irmão, e deve ser amplo, “uns aos outros”, incluindo toda a comunidade da fé. E você, tem evidenciado esse amor?

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
01-set_quando-a-justica-impera