Meditação © Amplo Publications

04-set_amor-fraternal

5 de setembro de 2017

Suba Para Cá!

“Não se engrandeça na presença do rei, e não reivindique lugar entre os homens importantes; é melhor que ele lhe diga: ‘Suba para cá!’, do que ter que humilhá-lo diante de uma autoridade” (Pv 25.6,7a NVI).



Participei de um congresso odontológico em que, na abertura, houve breves discursos por parte dos palestrantes. Em primeiro lugar, falou um professor. Recém-empossado em uma universidade, ele aborreceu seus ouvintes ao se gabar de seus projetos para um livro e da importância da sua pesquisa científica para a odontologia. Para ser sincero, eu, que já tinha lido sua pesquisa, não fiquei nada impressionado com ela, pois era mais uma revisão de literatura que uma pesquisa científica. Minha impressão não estava errada, pois ele quase não foi aplaudido por ninguém. O último palestrante não falou nada sobre si, nem sobre suas obras. Apenas disse como se sentia honrado em estar entre tantos profissionais da área. A despeito da sua humildade, ele foi aplaudido de pé por todos, pois se tratava de um dos mais importantes estudiosos da sua área. Curioso como a plateia soube reconhecer o homem certo.


A corte de Salomão devia ser cheia de casos como esse, em que homens de pouca importância faziam de tudo para parecer grandiosos diante do rei. Isso é normal em todos os lugares. Mas, apesar da frequência com que se testemunham coisas assim, não quer dizer que essa seja uma atitude nobre ou sábia que deva ser encorajada ou imitada. Por isso, Salomão ensinava o seguinte: “Não se engrandeça na presença do rei e não reivindique lugar entre os homens importantes”. Isso quer dizer que as pessoas não devem forçar a barra para aparecer mais que as outras ou para assumir lugares e funções que não lhe cabem. É certo que no mundo competitivo de hoje atitudes como essas são valorizadas e até elogiadas. Mas a sabedoria não está nesses gestos, pois é mais fácil eles falharem que obterem êxito e, mesmo quando dá certo, a pessoa acaba com sua imagem estigmatizada como alguém que atropela a todos e que se impõe de maneira desrespeitosa e arrogante.


Sendo assim, que conselho o rei sábio tem para aqueles que querem subir na vida? A resposta é que ele ensina que “é melhor que ele lhe diga: ‘Suba para cá!’, do que ter que humilhá-lo diante de uma autoridade”. A primeira parte da aplicação desse ensino é ser humilde e esperar que o reconhecimento venha dos outros, já que reconhecimento pessoal nada mais é que arrogância e propaganda pessoal. A segunda parte é merecer tal reconhecimento. Não é dito claramente, mas está implícito que a frase “suba para cá” é dita a alguém que tem todo direito de estar ali. Isso é dito para um nobre quando o local para onde é chamado pertence à nobreza. É dito ao sábio quando se trata de aconselhar. É dito ao estudioso quando se trata de ensinar. E é dito ao homem capaz quando tem de desempenhar uma função que ele domina. Assim, dedique-se à perfeição no que faz e espere que os outros o percebam. A competência e o caráter são suas melhores propagandas.

pr. thomas tronco

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 1  O Pr. Thomas Tronco não deu título a esta meditação.1