Meditação © Amplo Publications

6 de julho de 2017

Antes Que Seja Tarde Demais!

Hoje as pessoas são mais civilizadas e já não quebram as leis urbanas como no meu tempo de menino. Não que houvesse maldade das pessoas, mas era uma questão de levar vantagem e ganhar tempo. Brincávamos numa praça com lindos jardins e quase toda gramada onde os transeuntes para ganhar tempo não passavam pelo calçamento, porém atravessavam pelo gramado, cortando o caminho através da praça. Por causa disso, com o tempo, formou-se um trilho pelo gramado expondo um chão muito duro que não nascia nada. Nossa mente é como aquele caminho pelo gramado. Se reiteradas vezes fazemos coisas erradas, e não confessamos a Deus em arrependimento, acostumamos com o comportamento e tanto o coração como a mente se endurecem tornando-se insensíveis com os avisos de Deus.


Na época de Jeremias o povo pecava de forma contumaz e, por isso, o profeta advertiu seu povo por causa dos seus pecados. Jerusalém, a capital do Reino, foi considerada como um pastor que perdeu o seu rebanho (Jr 13.20). O profeta entregou uma palavra dura, mas certeira para aquele povo rebelde: “Será que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas? Assim também vocês são incapazes de fazer o bem, vocês que estão acostumados a praticar o mal (Jr 13.23). As pessoas se acostumaram tanto com o pecado e este se arraigou de tal forma na vida deles que já não eram mais capazes de se livrar das suas transgressões.


Meus queridos irmãos não podemos ser insensíveis com o ensino da palavra. Deus quer que seu povo seja transformado para sua glória! Por isso, reiteradas vezes Deus chama seu povo ao arrependimento antes que seja tarde demais. Não se pode deixar para amanhã aquilo que o SENHOR requer que se faça hoje! Atitudes e ações pecaminosas devem ser rejeitadas de imediato pelo cristão antes que produzam endurecimento no coração e seja tarde demais para acontecer as mudanças. O cristão precisa tomar muito cuidado porque o pecado pode se tornar um hábito que determinará um destino, provocando a ira e a disciplina do Senhor. Por isso, o SENHOR, através do profeta, advertiu severamente Israel, dizendo: O que você dirá quando sobre você dominarem aqueles que você sempre teve como aliados? (o conquistador da Babilônia) Você não irá sentir dores como as de uma mulher em trabalho de parto? E se você se perguntar: ‘Por que aconteceu isso comigo?’, saiba que foi por causa dos seus muitos pecados que as suas vestes foram levantadas e você foi violentada” (Jr 13.21-22).


As consequências do pecado foram inevitáveis para Israel. O cerco e a destruição de Jerusalém pela Babilônia bem como o exílio dos judeus são provas contundentes de que Deus cumpre sua palavra tanto para o bem como para o mal. Embora tendo sido advertido tantas vezes o povo de Deus se negou a ouvir e, por isso recebeu o castigo merecido.  A história de Israel está repleta de exemplos para os cristãos, como bem afirmou o apóstolo Paulo: “Essas coisas ocorreram como exemplos para nós, par que não cobicemos coisas más, com eles fizeram” (I Co 10.6). E vocês, meu irmão e minha irmã, como têm conduzido a sua vida? Se vocês têm andando no caminho do SENHOR, louvado seja Deus, continuem firme! Mas se estão vivendo acostumados com o pecado, então volte para Deus de todo o coração, antes que seja tarde demais.

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
05-jul_honestidade-acima-de-tudo