Meditação © Amplo Publications

6 de março de 2017

Fale Menos, Ouça Mais!

“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar” (Tiago 1.19).



A tendência natural do ser humano diante de alguma provação é falar. Talvez, por isso, os consultórios de psicólogos e psicanalistas estejam tão cheios de pacientes. As pessoas pagam e pagam caro para falar. Parece-me que todos têm lá no íntimo uma necessidade de falar. Ninguém consegue armazenar por muito tempo as pressões que se acumulam no peito, por isso sentem-se impelidos para desabafar. Mas, não se pode esquecer-se do ensinamento de Provérbios que diz: “Quem fala demais acaba pecando” (Pv 10.19).



Nós cristãos não estamos isentos de pecar nesta área. Às vezes nós falamos demais, até mesmo além do que devíamos ou podíamos. Tiago no texto acima está se dirigindo aos judeus cristãos que passavam por várias provações e que, por isso, poderiam se sentir tentados a pecar reclamando contra o Senhor. Então, o conselho prático de Tiago é para que aqueles cristãos acalmem o coração falando menos e ouvindo mais.



Muitas pessoas acham natural reclamar quando a situação não é favorável, mas o cristão precisa saber que murmuração é pecado, pois se levanta contra a bondade e soberania de Deus. Por isso, o remédio prescrito por Tiago tanto para aqueles como para nós que não conseguimos ficar quietos é acalmar o coração, pois conforme ensinou o Senhor “a boca fala do que está cheio o coração”. Portanto, se você estiver revoltado por causa de alguma provação é bem possível que você irá despejar toda a indignação do seu coração contra pessoas ou até mesmo contra o próprio Senhor.



Portanto, meus amados irmãos e irmãs, quando vocês estiverem passando por situações difíceis, incertas e fora de controle aceitem esta recomendação bíblica: “todo homem esteja pronto para ouvir, tardio para falar”. Nós temos dois ouvidos e apenas uma boca, assim sendo “não se aprese em falar” justificando ou dando razões para o seu sofrimento. Acalma o seu coração e espera em Deus: “Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando” (Pv 13.3).

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
03-mar_aprende-quem-acolhe-a-repreensao