Meditação © Amplo Publications

7 de agosto de 2017

Tão Grande Salvação!

“Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou”.  I Pe 1.3


Meus queridos, temos uma irmã em nossa Comunidade da fé que em todas as reuniões de oração, quando são dadas oportunidades para fazer pedidos, ela diz: “Eu só tenho que agradecer a Deus!”. Eu fico envergonhado, pois conheço a situação dela e sei que as coisas não são tão fáceis porque existem muitas provações. Todavia, esta irmã fiel resolveu focalizar sua atenção nas bênçãos que Deus concedeu para ela e sua família, trazendo-os das trevas para sua maravilhosa luz. Hoje imitando a atitude da irmã Maria, pela graça de Deus, vamos destacar duas razões pelas quais devemos nos alegrar com tão grande salvação que temos em Jesus a fim de tirar os olhos da lama deste mundo e erguê-los para os céus em louvor ao Trino Deus.


[1] Procurem tirar os olhos da lama, pois vocês foram convocados para louvar a Deus! Que privilégio não é mesmo? Vocês foram convocados com um propósito específico, e por isso fazem parte da seleção de Deus para louvá-lo! Deus os escolheu para isso! O texto bíblico em 1ª Pedro 1.3 diz: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo!” Que declaração maravilhosa! Bendito (eulogētós) significa elogiar, falar bem, louvar. Este termo adverte os cristãos de que só Deus é digno de todo nosso compromisso, pois só ele é louvável e digno de reconhecimento. O sufixo “tós” indica que o foco do louvor cristão é a pessoa elogiada, o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Assim sendo, ergam os olhos e glorifiquem o Deus trino. Mas, cuidado para não entrar na “Cabana” que mostra uma visão antibíblica sobre a Divindade do Deus da Bíblia.


Segundo, tirem os olhos da lama, pois vocês foram salvos pela misericórdia de Deus. Pedro prossegue sua argumentação dizendo que “conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor”.  Nosso Deus é misericordioso!  A sua grande misericórdia foi a causa para sermos escolhidos! Deus nos regenerou não por obras, mas efetuou em nós por sua livre graça o novo nascimento – 2 Co 4.4-6, 5.17. Com qual finalidade ele fez isso? [1] Para uma esperança viva - imortal (Rm 5.5). É o Espírito Santo que mantém acessa a chama da esperança em nossos corações por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, e também [2] Para uma herança indestrutível que jamais poderá perecer (imperecível), macular-se (imaculada) ou perder o seu valor (imarcescível).


Diante de tão grande salvação o que se espera de um cristão sincero e verdadeiro? GRATIDÃO! Portanto, que possamos imitar nossa irmã e também o salmista dia a dia: “Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, SENHOR, minha Rocha e meu Resgatador!” (Sl 19.14). Não permitam que as circunstãncias levem seus olhos a focalizar a lama, mas nas estrelas com o reconhecimento desta tão grande salvação.

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
04-ago_tema-ao-senhor