Meditação © Amplo Publications

06-set_o-bercario-vazio-da-arca-de-noe

7 setembro de 2017

O Poder da Palavra

“Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente”. I Pe 1.23



A regeneração é uma obra graciosa de Deus em favor do pecador ao conceder-lhe vida espiritual. Deus é o agente da regeneração, Tito 3.5. Pedro já havia ensinado esta verdade aos seus leitores, I Pedro 1.3 - “Ele nos regenerou para uma viva esperança”. Pedro afirma: “Vocês foram regenerados” – os crentes da Ásia eram alvos da ação graciosa de Deus, por isso deveriam ser agradecidos ao enfrentar a perseguição porque tinham agora, uma viva esperança. O instrumento da regeneração é a poderosa palavra de Deus. A semente que Deus usa para produzir vida espiritual no pecador é a sua palavra que é viva e permanente. O evangelho é o poder de Deus, por isso sem a pregação da palavra não há o meio para produzir a fé no coração do pecador. Observe João 5.24 “quem ouve a minha palavra e crê”, e Efésios 1.12 – “quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados...”; e Lucas mostrou no seu relato em Atos 17.32-33 que a divisão entre os salvos e perdidos é a reação à palavra: 1). Ouvir e crer ou 2). Ouvir e rejeitar.



O apóstolo Paulo pediu que o pastor Tito ensinasse as irmãs mais velhas para orientarem as mais jovens como viver uma vida santa, Tito 2.3-5. A responsabilidade destas irmãs mais velhas em instruir as mais jovens tinha como propósito a credibilidade da palavra: “a fim de que a palavra de Deus não seja difamada”. Quando um cristão fala uma coisa, mas vive outra, então a palavra é zombada pelos incrédulos. Mas, quando alguém lê a Bíblia, então o Espírito entra em ação para iluminar a mente em trevas. O Etíope estava lendo o profeta Isaías e a palavra de Deus estava queimando seu coração, mas ele não entendia a mensagem. Por isso, o Espírito levou o evangelista Filipe até o Eunuco que foi evangelizado, regenerado e batizado.



Toda humanidade e sua glória (realizações) são transitórias, mas a palavra do SENHOR permanece para sempre. O contexto de Isaías 40.6-8 sugere o Cativeiro Babilônico. O Profeta anunciou que aquele sofrimento teria fim. A Babilônia era uma grande potência, e humanamente seria impossível ser libertado da Babilônia. O Império babilônico causou muito dor e sofrimento nas nações. Mas, a palavra de Deus dizia aos crentes judeus: Não se desesperem por causa da Babilônia porque ela passará, mas a palavra de Deus se cumprirá.



Portanto, meus irmãos e irmãs, creiam na Palavra e confiem no seu poder, seja qual for a Babilônia que te cerca e te faz sofrer hoje, sejam quais forem as suas provações, isso vai passar porque é como a relva que murcha e como a sua flor que cai, mas a palavra do SENHOR é poderosa, vencerá na sua vida e triunfará trazendo vitória em suas asas.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 1  O Pr. Thomas Tronco não deu título a esta meditação.