Meditação © Amplo Publications

9 de fevereiro de 2017

Perdão de Coração!

Minha esposa tem muita dificuldade para cozinhar feijão. O motivo? Ela tem medo da panela de pressão explodir. Basta a panela começar a pegar pressão e fazer aquele barulhinho típico que ela corre para desligar o fogo. Eu sempre digo para ela que enquanto estiver fazendo aquele barulho, soltando a pressão, pode ficar tranquila, mas se entupir as saídas de ar, então saia correndo. A falta de perdão é como entupir as saídas de ar da panela, uma hora explode. Você tem pendências mal resolvidas? Ofensas que não conseguiu perdoar?


Eu estava reunido com um casal para aconselhamento e durante a conversa vi que o marido e a esposa tiravam “notas promissórias do baú” para cobrar um do outro ofensas que foram ditas e mal ditas. No final pedi que ambos assumissem o compromisso de rasgar aquelas “promissórias” tomando a decisão de não mais lançar mão delas para cobrar um do outro. O perdão bíblico não significa esquecer o que foi feito, mas estar pronto a sofrer o prejuízo, rasgar a dívida e não lançar mão dela para cobrar o devedor.


A semente nove que desejo plantar em 2017 é a do perdão de coração. Plantar esta semente é necessário para nossa saúde espiritual. O perdão de coração deve ser oferecido aos ofensores, mesmo que estes não o peçam, porque é uma ordem de Deus. Em Efesios 4.32 diz que devemos “perdoar como Deus em Cristo nos perdoou”, e em Mateus 6.12, na oração ensinada por Jesus, há uma clausula que diz: “perdoa as nossas dívidas assim como temos perdoado os nossos devedores” e, em Efésios 5.1 diz que devemos “imitar a Deus [que é perdoador] como filhos amados”.  


Nós cristãos temos à disposição a arma mais poderosa do mundo que é o perdão. Entretanto, muitos irmãos e irmãs estão doentes emocionalmente porque não se apropriam deste poder curador e libertador. Quem aprende a perdoar de coração se torna livre, vitorioso porque possui um coração transformado. Todavia, a falta de perdão amarra o cristão na amargura, no tempo e no espaço.


Convoco você, meu irmão e minha irmã, para plantar esta semente em 2017 e colher seus frutos: “Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor” (Rm 12.17-19). Outro dia fui visitar outro casal, mas quando cheguei a panela de pressão já havia explodido e hoje eles não estão mais juntos. Muito triste!

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
08-fev_graca-paz-e-uma-bela-bronca