Meditação © Amplo Publications

9 de março de 2017

Compartilhe o Seu Melhor!

“Davi e os seiscentos homens que estavam com ele foram ao ribeiro de Besor, onde ficaram alguns, pois duzentos deles estavam exaustos demais para atravessar o ribeiro. Todavia, Davi e quatrocentos homens continuaram a perseguição” (I Sm 30.9-10).


Um jovem da igreja trabalha na Empresa Monsanto do Brasil que desenvolve o melhoramento genético de sementes a fim de ajudar os agricultores a obterem a melhor colheita. Ele me disse que lá tem um palestrante que sempre conta uma “história” interessante para encorajar os agricultores. Ele diz que nos EUA, há uma competição do “melhor milho do ano” entre os fazendeiros. Certo fazendeiro havia ganhado pela quinta vez consecutiva este prêmio. Um repórter foi entrevistar o fazendeiro e perguntou qual era o seu segredo. Então, ele respondeu que o segredo era compartilhar com os fazendeiros vizinhos as suas melhores sementes. O repórter ficou perplexo porque desta forma ele estaria dando vantagem aos seus concorrentes. Mas, o campeão explicou: “O vento traz o pólen do milharal dos meus vizinhos e se meus vizinhos cultivarem milho inferior ao meu, a polinização degradará continuamente a qualidade do meu milho. Se eu quiser cultivar milho bom, eu tenho que ajudá-los a cultivar o melhor milho, cedendo a eles as melhores sementes”.


Que lição preciosa para nós, não é mesmo? Nós somos egoístas e vivemos numa sociedade que as pessoas pensam mais em si do que nos outros. Mas, se tão somente aprendêssemos a compartilhar com o nosso próximo aquilo que temos de melhor, então o vento traria de volta o melhor para nós. A atitude de muitos cristãos não é diferente desta sociedade corrupta, porque querem obter o prêmio “milho do ano” à custa da derrota dos outros. A arte do compartilhar pode revolucionar famílias, empresas e as nossas igrejas. As esposas podem ser abençoadas se aprenderem a compartilhar o seu melhor com o marido e com os filhos. E, por sua vez, os maridos precisam entender que só obterão o melhor, se aprenderem a dar o melhor para suas esposas. O vento soprará trazendo de volta aquilo que cada um compartilhar com o outro.


Pense na história de Davi em Ziclaque quando a cidade foi saqueada e os habitantes levados cativos pelos amalequitas. Davi partiu para recuperar o pessoal e o material, mas na perseguição alguns soldados sentiram-se vencidos pelo cansaço e ficaram para guardar as bagagens. Depois da vitória sobre o inimigo estes homens chegaram para saudar os vencedores, mas a reação deles foi egoísta não querendo repartir os despojos com aqueles que ficaram à beira do rio. Então, Davi falou com sabedoria e temor a Deus, dizendo "Não, meus irmãos! Não façam isso com o que o Senhor nos deu. Ele nos protegeu e entregou em nossas mãos as forças que vieram contra nós. Quem concordará com o que vocês estão dizendo? A parte de quem ficou com a bagagem será a mesma de quem foi à batalha. Todos receberão partes iguais". Davi fez disso um decreto e uma ordenança para Israel, desde aquele dia até hoje” (I Sm 30.23-25).


Davi agiu de forma prudente como aquele fazendeiro compartilhando a melhor semente com todos os seus soldados. Como você lida com seus dons e talentos? Deus tem nos dado tanto, não é verdade? Aprenda a repartir com o próximo o que você tem de melhor, não queira sempre levar vantagem em tudo, compartilhe suas melhores sementes e creia que o Espírito Santo soprará sobre sua vida trazendo uma polinização de bênçãos que dará muitos frutos. Deus abençoe!

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
08-mar_eu-te-conheco-sonia