Meditação © Amplo Publications

11 de dezembro de 2017

Tem Cuidado de Ti Mesmo!

Li o livro do escritor Charles Swindoll, “A Busca do caráter”. “Chuck”, como é carinhosamente chamado, alista quatro pecados que têm destruído o caráter de muitos homens e mulheres de Deus, que são o desejo pela fama e fortuna; e, pelo poder e prazer. Muitos servos de Deus que demonstraram possuir grande potencial para o ministério se perderam e estão desacreditados porque foram derrotados por estes inimigos. Vamos acatar a exortação que Paulo fez ao jovem pastor Timóteo a fim de nos fortalecer contra uma possível derrocada do caráter: “Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina; perseverando nestes deveres, pois, agindo assim, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem” (I Tm 4.16, NVI). Com isso em mente sugiro avaliar três áreas na nossa vida que precisam de constante cuidado.


A primeira é quanto a saúde física e emocional. Quando foi o seu último check-up? Qual foi a última vez que você tirou férias? Até mesmo o nosso Mestre, o Senhor Jesus, retirava-se com seus discípulos para um merecido descanso (Mc 6.31). Ter saúde física é base para uma boa saúde emocional! Cumprir bem com nossos compromissos depende disso. Você já ouviu falar sobre a Síndrome de Burnout? Devido ao cansaço e stress a pessoa vai sendo “chamuscada” ou “queimada” até o momento do total esgotamento quando o corpo e a mente dizem: “Agora chega!”. Burnout é o momento quando o físico e o emocional entram em pane e ficam fora de controle. Algumas dicas: Procure caminhar, ter boa alimentação, dormir bem e, principalmente, evite guardar mágoas e rancor no coração, libere o perdão: “Não andem ansiosos de coisa alguma”, mas “lancem sobre Deus toda a sua ansiedade porque ele tem cuidado de vocês”.


Em segundo lugar, quem são suas amizades? “Diga-me com quem andas e direi quem tu és”, não é o ditado? As más companhias corrompem os bons costumes (I Co 15.33). A Bíblia afirma que nos últimos dias os tempos seriam difíceis, pois as pessoas teriam atitudes e comportamentos egoístas e alheios à vontade de Deus, por isso o apóstolo aconselha: “Afaste-se dessas pessoas” (2 Tm 3.1-5). Tenha cuidado com sua vida social e com as amizades que cultiva porque tem muita gente que parece “ovelha”, mas o coração é de “lobo”. Procure agir como disse Davi, o salmista, “quanto aos fiéis que há na terra, eles é que são os notáveis em quem está todo o meu prazer” (Sl 16.3, NVI).


Em terceiro e último lugar é preciso avaliar nossa vida espiritual. Como vai sua vida com Deus? O Senhor disse que “a vida eterna significa conhecer o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo” (Jo 17.3). Conhecer é o mesmo que se relacionar, portanto é preciso passar tempo com Deus e sua palavra, ter interesse de fazer o que ele aprova e compromisso para rejeitar o que ele reprova. Tenha cuidado com o seu coração [Orgulho, inveja, ira, ganancia, luxúria, etc.], pois os pecados que destroem o caráter são como sanguessugas que tiram seu gozo por Deus. Por isso, tenha cuidado de ti mesmo e “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas (fontes) da vida” (Pv 4.23). Em suma, “tenha cuidado de ti mesmo!” (I Tm 4.16, ARA).


pr. Sebastião machado
08-dez_nao-se-gabe-do-futuro

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior