Meditação © Amplo Publications

11 de julho de 2018

Como Deus Salvará Aqueles Que Ele Ama?

“Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair” (Jo 6.44).


Nosso Deus tem um plano para atrair à Cristo todos aqueles que ele ama. Pois, segundo ensinou o Senhor Jesus “ninguém pode vir a mim”. Portanto, não se trata de vontade ou de crer, mas de Deus conceder. Pois, “se o Pai, que me enviou, não o atrair”, ninguém pode, em vão correrá o homem.


Como Deus faz para salvar aqueles que ele ama? Nosso bondoso e amoroso Deus tem um método para atrair pecadores. No texto de Romanos 10.13 ele fez uma maravilhosa promessa: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!” Para alguém ser salvo é preciso invocar o nome do Senhor Jesus! A fé tem como seu objeto o Salvador, por isso invocar o nome do Senhor significa clamar por seu auxílio. Mas, para que alguém invoque o nome do Senhor é preciso ouvir o evangelho. Em Romanos 10.14 apresenta um problema: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar?”


Ainda em Romanos 10.14 também encontramos uma responsabilidade da igreja local: “E como [os incrédulos] ouvirão, se não houver quem pregue?” Por isso, Jesus ordenou aos seus discípulos para “ir e fazer discípulos de todas as nações”.  Nesse sentido, aprendemos que existe uma necessidade de pregadores. Ninguém poderá invocar aquele em quem não crê e não crerá a menos que ouça sobre ele. Por isso, é necessário que nós cristãos sejamos testemunhas do Filho de Deus. Os cristãos precisam pregar e testemunhar sua fé para que pecadores ouçam, creiam e invoquem o nome do Senhor.


O método de Deus para atrair aqueles que ele ama ainda conta com a visão da igreja para missões. Há muitos não só aqui, mas “além-mar” que precisam ouvir sobre Jesus. Diz o apóstolo, “E como pregarão, se não forem enviados? Como diz a Escritura: Como são belos os pés dos que anunciam as boas novas”. A visão de alcançar o mundo foi dada por Jesus: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". A igreja precisa entender sua responsabilidade de apoiar e enviar quem foi chamado.


O método de Deus para atrair aqueles que ele ama, finalmente inclui a fidelidade à mensagem do evangelho puro. Um evangelho adulterado não tem poder para salvar ninguém! Em Romanos 10.16-17 diz que “A fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo”. A mensagem do evangelho precisa ser proclamada fielmente porque haverá resultados: Alguns rejeitarão: “nem todos aceitarão a mensagem”, mas outros crerão: “a fé vem por se ouvir a mensagem”. Foi nesse sentido que Deus encorajou o apóstolo Paulo quando este estava em Corinto: “Não tenha medo, continue falando e não fique calado, pois estou com você, e ninguém vai lhe fazer mal ou feri-lo, porque tenho muita gente nesta cidade” (Atos 18.9-11). Deus tem muita gente espalhada pelos quatro cantos da terra, esperando e precisando de alguém para compartilhar a palavra de Cristo, para que ouça e invoque o nome do Senhor. Assim se cumprirá o que disse o evangelista: “e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna” (At 13.48). Você está pronto para fazer isso?

pr. Sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior