Meditação © Amplo Publications

12 de maio de 2017

Confiem no Caráter de Deus

“Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor” (Tg 5.7).



Penso que o maior teste para a fé cristã são as injustiças, pois quando estas batem à porta não é fácil manter-se firme com fé em Deus. Houve um caso na nossa igreja com dois jovens irmãos que foram acusados injustamente. De família honesta e trabalhadora, estes jovens estavam de moto voltando para casa, com certa quantia em dinheiro devido à venda de uma casa quando sofreram um acidente. O dinheiro se espalhou pelo chão e um Cabo da PM arbitrariamente deu voz de prisão alegando que eles eram os assaltantes do supermercado.  Puxa, foi um tempo muito difícil para todos nós, para a família que sofreu de maneira injusta e para os jovens que foram maltratados e perderam seus empregos. Mas o acusador não conseguiu provar nada contra eles nem ligar os dois ao assalto, por isso, o Juiz arquivou o caso por falta de provas.


Você já sofreu alguma injustiça? Talvez um desprezo, uma calunia, alguém passou você para trás ou deixou de lhe dar algo que era seu direito! Não é fácil se manter firme e fiel a Deus quando o vento sopra contrário e a vida fica à mercê das ondas que se levantam para destruir. Por isso, Tiago, desde o início da sua carta, procura encorajar os cristãos que sofrem injustiças a perseverar na fé, crendo que Deus trará seu Juízo contra os injustos no tempo da segunda vinda do Senhor Jesus.


Mas, como reagir positivamente diante das injustiças? Com base no texto acima quero oferecer um encorajamento para fortalecer o seu coração agora, e, principalmente, quando as injustiças baterem à sua porta. Confie no caráter de Deus, pois Sua Palavra é infalível: “Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera” (v.7b).    


Olhe para Deus, pois ele é o doador das bênçãos para o agricultor. O agricultor não pode fazer chover, por isso precisa confiar e depender da providência Divina. A chuva é a grande dádiva do Criador para o lavrador que aprende a esperar pacientemente o tempo de Deus. O SENHOR prometeu aos israelitas que iria derramar chuvas sobre as plantações (Dt 11.13-14). As chuvas de outono (out/nov) se davam na época da semeadura quando a terra precisava estar úmida para poder germinar a semente, e as chuvas da primavera (abr/mai) eram necessárias para a plantação ganhar força e dar muitos frutos. Uma colheita abundante era a recompensa do lavrador por toda sua espera. Portanto, a figura do agricultor foi apresentada por Tiago para despertar nos cristãos uma confiança inabalável no caráter de Deus e em sua palavra.


Meus queridos irmãos, a própria Criação nos mostra que sem confiar na Lei de Deus não há resultados e nem se pode colher bons frutos. Portanto, este primeiro encorajamento fala sobre confiança em Deus e esperança na volta de Jesus Cristo.  A segunda vinda de Cristo é uma promessa que deve ser aguardada com fé para todos que enfrentam injustiças. Deus não é homem para mentir, confie no seu caráter, pois sua palavra é infalível, Jesus voltará!  Maranatha!

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
11-mai_como-orar-pela-igreja-perseguida