Meditação © Amplo Publications

13 de abril de 2017

Mundanismo, Sua Causa

“O deus deste século cegou a mente dos incrédulos” (II Co 4.4).


Quando abordamos o tema do mundanismo na igreja, geralmente os irmãos pensam em questões referentes a “usos e costumes”, como trajes, diversões, brincos e tatuagens, etc. Mas, mundanismo é algo maior, a meu ver é um sistema dirigido por ateus que trata o certo como errado e o errado como certo e, por isso, influência a forma de pensar, falar e agir das pessoas que vivem de forma egoísta e hedonista sem levar Deus em consideração. O que manda no mundanismo é o poder econômico, portanto se algo dá dinheiro tudo é permitido.


Os cristãos foram seduzidos “pelo mundo e pelas coisas que há no mundo”, andaram na contramão de I Jo 2.15-17. A igreja cristã tem adotado conceitos do mundanismo e, consequentemente, a conduta dos mundanos tornou-se o modus vivendi dos cristãos, e isto aconteceu paulatinamente, “um pouco aqui, um pouco ali”. Ouvi do membro de uma igreja tradicional que seu pastor que levou os casais da congregação para um retiro espiritual em Caldas Novas, e lá no hotel preparou os quartos com filmes e revistas imorais para apimentar a relação conjugal, misericórdia! Deus ordenou que o seu povo fosse diferente e mostrasse um comportamento santo, mas o povo de Deus teima em ser igual ao mundo. Paulo exortou os cristãos para não se conformarem com o mundo, mas os cristãos estão buscando é a conformação como esta era.


Qual a origem do mundanismo? Tiago ensina que a raiz do problema está no coração, na natureza pecaminosa, ele diz: “De onde vêm as discussões e brigas em seu meio? Acaso não procedem dos prazeres que guerreiam dentro de vocês?” (Tg 4.1). A fonte de guerras e contendas nas famílias, na igreja, entre pessoas e Nações está no coração maculado – a natureza pecaminosa. Jeremias 17.9 disse que “o coração humano é mais enganoso que qualquer coisa e é extremamente perverso”.


Nós cristãos sabemos a causa do problema, portanto devemos buscar em Deus graça para sermos curados, cf Jr 17.10. Você quer saber se tem sido seduzido pelo mundanismo? Pare e pense em como você resolve seus conflitos, em como utiliza o seu tempo, em como gasta seu dinheiro e quais são as prioridades da sua agenda de compromissos.


Meus queridos irmãos nosso comportamento fala muito sobre o nosso coração. Por isso, vamos buscar forças em Deus para fugir do mundanismo, não aceitem nem vivam os padrões estabelecidos por esta sociedade corrupta, mas andem sob nova direção, sejam submissos a Deus: Rm 8.5, diz: “Porque as pessoas que vivem de acordo com a natureza humana têm a sua mente controlada por essa mesma natureza. Mas as que vivem de acordo com o Espírito de Deus têm a sua mente controlada pelo Espírito”.

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
12-abr_o-poder-da-lingua