Meditação © Amplo Publications

13 de julho de 2017

Três Lições Preciosas

No texto de Romanos 8.19-27 aprendemos três lições que foram expressas em formas de gemidos que ecoam como expectativas pela libertação final. Em primeiro lugar: toda criação está sofrendo, mas com esperança (vv.19-22). Esta passagem fala sobre uma expectativa pela libertação final. A própria Criação aguarda com grande expectativa a libertação dos filhos de Deus. A ideia de “aguardar” é de “esticar o pescoço” para ver chegar como o noivo que estica o pescoço para ver a noiva entrar ou a esposa que estica o pescoço para ver se o marido está chegando para o almoço e ainda como o pai esticou o pescoço para ver o filho pródigo pela janela. No v.22 vemos a criação gemendo, uma figura de linguagem - personificação, em que a criação geme esperando a restauração “como em dores de parto” onde a dor momentânea será compensada pela nova vida que surgirá.


Em segundo lugar: Todos os cristãos sofrem, mas com esperança! (vv.23-25). O apóstolo Pedro falou a mesma coisa aos seus leitores: “Resistam ao Diabo, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos” (I Pe 5.9). O cristão também aguarda sua libertação final - v.23. Até mesmo nós que temos o Espírito estamos sofrendo, mas com esperança! As “Primícias” eram os primeiros frutos que anunciava a expectativa de uma colheita abundante. O cristão também geme na expectativa da sua libertação total da influência do pedado. A obra do Espírito já começou em nós como “primícias”, mas ainda será completada plenamente. A grande expectativa e esperança do cristão é a sua [1] adoção como filhos: “No cartório o papel já foi assinado e a certidão de nascimento já foi lavrada, e é a nossa garantia” – Somos filhos! Mas, ainda não fomos liberados para ir para casa do Pai porque é preciso [2] A redenção do corpo – aí sim, a obra terá sido completada, aí sim teremos saúde perfeita, riqueza perfeita, porque teremos um corpo perfeito, glorificado!


A terceira lição: O Espírito Santo sofre, mas com esperança! (vv.26-27). O Espírito Santo é uma Pessoa e tem sentimentos (EF 4.30). Ele auxilia o cristão no sofrimento (v.26ª) ajudando-o a orar e a lamentar da maneira bíblica. O Espírito ajuda o cristão a expressar sua lamentação em esperança. Por isso, ele intercede pelo cristão em oração (vv.26b-27) porque não sabemos pedir como convém. Os “gemidos inexprimíveis” não vêm do crente (línguas), mas do Espírito e, este gemido, “é como um suspiro” – “ai, ai...”, pois o Espírito tem a mesma expectativa de que um dia não será mais necessária esta intercessão, pois o cristão estará no céu, livre de todo sofrimento, glorificado e verá Deus face a face. Deus sabe o que está no nosso coração, às vezes oramos por cura, por prosperidade material, mas não sabemos qual é a vontade de Deus. Então, o Espírito intercede por nós orando segundo a vontade de Deus.


Porque sofremos se somos filhos de Deus? Esta tem sido a grande pergunta de todos, em todos os tempos. Nossa resposta dever ser simples, mas com fé: “Calma, há esperança!” A Criação, nós e até o Espírito esperamos o grande dia. Por isso, embora sofremos agora, o sofrimento que passamos nesta vida é pouco em comparação com a glória que receberemos no porvir. Devemos, portanto, agarrar pela fé a esta promessa de libertação gloriosa, pois cada dia que passa é menos um dia para o encontro Triunfal com o Senhor Jesus. Maranatha! Vem Senhor Jesus!

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
12-jul_derramamento-do-espirito