Meditação © Amplo Publications

12 de junho de 2017

Porque Crentes se Desviam da Verdade?

“Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta” (Tg 5.19).


Eu convivo com várias pessoas que tiveram a experiência de morar no exterior para trabalhar e melhorar de vida. Contudo, o tempo passou, a maioria retornou para o Brasil e são muito poucos que conseguiram amealhar algum dinheiro e investir em bens. Não é incomum observar que a maior parte vive da mesma forma de quando foi para fora do País e, hoje, costumar dizer que já trabalharam na Europa e EUA, mas por algum motivo não deu certo e que foi bom enquanto durou.  Eu ouço estas histórias e ligo com testemunhos de pessoas que dizem já terem sido evangélicos, mas que agora estão desviados. O número dos crentes desviados cresce assustadoramente e já são catalogados de “desigrejados”. Todos estes também olham para o passado, dizem ter tido uma experiência com Jesus, mas agora não querem mais se envolver com uma igreja local. Você conhece alguém nessa situação? Talvez você mesmo faça parte desta estatística. Longe de criticar, quero apenas oferecer algumas razões que, a meu ver, levam alguns crentes se desviarem da verdade.


Em primeiro lugar, penso que os desigrejados se escandalizaram com as provações da fé. Por isso, Tiago escreveu para ajudar os cristãos a terem uma visão – uma perspectiva – correta sobre as provações (1.2-5,12). A solução, segundo o escritor bíblico não é fugir nem se ‘desigrejar’, mas perseverar pelo poder de Deus. Jesus falou sobre um tipo de solo que recebe a semente, mas não frutifica porque tem pouca raiz (Mateus 13.5,21). A vida cristã é como uma árvore que precisa de tempo para crescer suas raízes e se fortalecer. Quem enfrenta com perseverança as provações e permanece firme, cresce e dá frutos para toda a eternidade; e assim, glorifica a Deus.



Outra razão que leva a se desviar da verdade é porque deixam de cultivar a fé e a pureza de vida. Em João 6.66 muitos discípulos acharam o sermão de Jesus duro demais e deixaram de segui-lo. Cultivar a fé significa ‘manter-se firme’ custe o que custar, pois a fé precisa ser cultivada como uma planta frágil através da palavra, da oração, da leitura Bíblica, da leitura de bons livros, da participação nos cultos e nos programas da igreja. Paulo deixou registrado o nome de alguns naufragaram na fé por falta de fé e pureza, confira I Tm 1.18-20.


Em terceiro lugar alguns se desviam porque cedem às tentações do mundanismo. Tiago fez duras críticas contra alguns cristãos que andavam de mãos dadas com o inimigo de Deus, o mundanismo. Por isso, ele chamou estes cristãos de “adúlteros e adúlteras” (Tg 4.4). Não temos todas as informações sobre o caso, mas Paulo disse que um membro da sua equipe, “Demas, tendo amado o presente século o abandonou e foi para Tessalônica”. Talvez, estivesse fugindo das perseguições ou complicações de se estar ao lado de Paulo que estava preso e prestes a ser julgado (2 Tm 4.10).


A quarta e última razão que apresento é porque muitos comprometem seu testemunho perante os incrédulos. Lembro-me do pedido do noivo em Cantares para “apanhar as raposinhas que devastavam a vinha”.  A meu ver são os “pequenos pecados” que é levado em consideração porque “todo mundo faz” e porque “ninguém é perfeito” que vão minando e destruindo a vida espiritual, veja Tiago 3.14-15. O cristão não foi chamado para ser uma pessoa “politicamente correta”, mas para se posicionar perante o mundo como discípulo, pois caso contrário irá comprometer sua devoção a Cristo, veja João 7.13, 12.42-43.


Meus queridos irmãos, eu já ouvi vários argumentos de desigrejados e alguns são até coerentes. Mas, crente que é crente pela graça de Deus encrava sua estaca de fé em Jesus e fica firme, ama o Noivo e Sua Igreja, e persevera diante das provações, cultiva sua fé e pureza, vira as costas para o mundanismo e não compromete seu testemunho perante os incrédulos, confira Lucas 22.54-62. Por isso, não permita que o seu coração o engane e o leve a se desviar da verdade, fica firme ou se necessário, retorne ao aprisco do Senhor. Deus nos abençoe!

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
12-jun_tudo-tem-um-proposito