Meditação © Amplo Publications

14 de agosto de 2017

Alegria Inefável do Cristão

“Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, creem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas”.  (I Pe 1.8-9).


Domingo, 23/07, foi um daqueles dias com sentimentos mistos para mim. Durante o dia vivi a alegria pelo dia do Senhor, de estar com a família e pela oportunidade de reunir com a Igreja para juntos cultuarmos a Deus. Mas, logo depois do culto vespertino tive que ir para um velório e a esposa do falecido pediu para que eu falasse algumas palavras de conforto. Não me sinto à vontade para falar num velório, principalmente quando a pessoa que parte vai sem conhecer a Cristo como Salvador, por isso meu discurso foi dirigido aos que estavam ali vivos mostrando para eles a esperança em Cristo para todo aquele que crê (João 3.16).


Por outro lado, quando estou num velório e preciso falar sobre alguém que partiu com Cristo, o clima é outro, cantamos hinos e compartilhamos textos que falam da nossa alegria de ver a Cristo. Celebramos a vida da pessoa que serviu e partiu com o Salvador. Nesses momentos sempre convido os presentes que, embora tristes pela perda, estão esperançosos pela fé, a cantarem o hino: Porque Ele vive! Assim tiramos os olhos da lama da morte e da tristeza e olhamos para as estrelas da esperança “porque ele – Jesus - vive podemos crer no amanhã”.


Por causa desta alegria inefável do cristão é que Pedro está oferecendo algumas instruções para tirarmos os olhos da lama desse mundo a fim de colocá-los nas estrelas, pois os cristãos têm a maior razão do mundo para serem pessoas alegres. Conforme o texto acima citado: [1] Nós amamos a Cristo mesmo que não o tenhamos visto fisicamente; [2] Nós depositamos toda nossa confiança nele como Salvador e na sua obra na cruz mesmo que ainda não o possamos ver agora; [3] Nós nos alegramos em Cristo com alegria indizível, pois não há palavras para expressar tão grande exultação; e esta alegria é também gloriosa porque não está limitada ao mundo físico, mas pertence ao reino espiritual; e [4] Nós alcançaremos o alvo da nossa fé, a salvação final, que se dará quando Cristo retornar para nossa glorificação - Fp 3.20.


Nem Pedro e nem qualquer outro escritor bíblico disseram que o cristão deve se alegrar na provação em si como se fosse um masoquista, mas na oportunidade que ela fornece para produzir na sua vida o caráter de Cristo. A alegria inefável do cristão é ver o Salvador face a face e desfrutar plenamente das bênçãos da salvação na glória por vir, “nisso vocês exultam”, disse Pedro, “ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação (lama)”. Quando enfrentamos as lutas e sofrimentos deste mundo com esta perspectiva, então é possível pela graça de Deus tirar os olhos da lama de dor, de sofrimento, de enfermidades e de morte e contemplar as estrelas. Que assim seja com você!


pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
11-ago_fe-que-produz-frutos