Meditação © Amplo Publications

15 de maio de 2017

Confie na Justiça de Deus

“Sejam também pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima” (Tg 5.8).


Temos conversado sobre injustiças. Quando elas batem à porta não é fácil enfrentá-las. Temos mais um encorajamento para fortalecer nossa fé diante de um vendaval de injustiças. Confie na justiça de Deus, pois o juízo de Deus é inevitável. Como costumamos dizer: “a justiça de Deus não tarda, nem falha!”. Por isso, temos duas exortações no verso acima: [1] Sejam paciente como o agricultor e [2] Fortaleçam o coração.


A aparente demora da segunda vinda de Cristo não pode ser uma desculpa para o cristão viver em rebeldia. Rebeldia atrai a disciplina de Deus. Nosso Deus disciplina seus filhos. Em Hb 12.5-6 diz que Deus é Pai, e por isso, disciplina o filho a quem ama. Por isso, somos advertidos a buscar santificação porque temos esperança na volta de Cristo: “Sabemos que, quando Cristo se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro” (I Jo 3.1b-2).


Tiago nos exorta para “não nos queixarmos uns dos outros”, pois a queixa ou reclamação é uma atitude de rebeldia contra Deus, significa agir de forma mundana tentando jogar a culpa nos outros pela situação. Diante de alguma injustiça sofrida não se queixe, mas louve a Deus porque ele é justo. O escritor bíblico também afirma que “O Juiz está às portas!” Outra ênfase sobre a volta de Cristo. Deus trará à luz todas as coisas, os bastidores serão revelados e tudo estará acessível aos nossos olhos e só então seremos capazes de entender melhor os propósitos de Deus.   


Meus queridos irmãos, Deus não é um velhinho impotente e incapaz que vive lá no céu entristecido com as injustiças.  Ele é Deus Todo Poderoso, um Juiz Justo e por isso trará Juízo contra toda rebeldia (Salmo 96.13, 98.9; Atos 17.30-31 e Fp 2.10-11). Naquele dia até as intenções do coração serão manifestadas e julgadas (Hb 4.13). Por isso, não se desespere com o momento atual nem perca a esperança, mas eu e você precisamos fortalecer o nosso coração na fé, confiando em Deus por causa do seu Caráter e da sua justiça, e aguardar dos céus com expectativa santa a volta do Senhor Jesus Cristo. Deus nos abençoe!


pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
12-mai_confiem-no-carater-de-deus