Meditação © Amplo Publications

16 de junho de 2017

Um Convite à Ação

“Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados (Tg 5.19-20).


Hoje terminaremos nossas meditações no livro de Tiago. Chegamos aos dois últimos versículos desta carta onde a comunidade da fé é convocada para agir a fim de resgatar os que se desviam da verdade.  Gosto de Tiago porque ele escreve como pastor para os cristãos dispersos que passam por várias provações. Ele deseja ver um povo cuja fé é viva e ativa, pois a fé sem obras é morta. Ele encoraja os cristãos a se envolverem com a Comunidade da fé: Alguém está sofrendo – ore, alguém está feliz – cante louvores, alguém está enfermo – chame os presbíteros para orar e ungir com óleo, alguém está desviado – resgate o perdido.


Estava numa ótica para fazer meus óculos e enquanto esperava o gerente, perguntei para a atendente se ela conhecia a Cristo e se frequentava alguma igreja. Ela me disse que frequentou uma igreja cristã por dez anos, mas que havia retornado para sua igreja de origem, a Igreja Católica Romana. Eu fiquei perplexo e me lembrei deste ensino de Tiago. Puxa, foram dez anos numa comunidade e quando ela se afastou da verdade ninguém sentiu sua falta, nenhum irmão foi atrás e nem mesmo os líderes fizeram algum esforço para resgatá-la?


Este texto bíblico fala sobre uma possibilidade e um perigo real: “alguém se desviar da verdade”, mas faz um convite à ação, pois é responsabilidade da comunidade da fé resgatar os que se desviam da verdade. Observe comigo, “se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta”. Não diz que a responsabilidade é só do pastor nem dos presbíteros, mas qualquer um da comunidade que pode ajudar o desviado a retornar à sensatez e a verdade.  Tiago diz: “lembrem-se disso: “Quem converte um pecador do erro do seu caminho (Pv 14.12), salvará a vida dessa pessoa (ou livrará esta pessoa de ser alvo da disciplina do Senhor, Hb 12.5-7) e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados”. Portanto, vale a pena ser instrumento nas mãos do Pai das Luzes para trazer de volta para a luz os que se desviaram para as trevas.


Tiago é bem prático! Por isso, quero terminar estar reflexão sugerindo um teste para você responder em atitude de oração: De 1 a 10 – que nota você dá para sua vida espiritual?


      1º]. Tenho uma vida de oração prazerosa onde me deleito na presença do Pai Celestial (Lc 18.1 - Tempo Devocional);

      2º]. Tenho grande alegria de estar com meus irmãos em Cristo e deixo tudo de lado para ter comunhão com este povo amado de Deus (Sl 16.3);

      3º]. Tenho grande prazer em participar dos cultos dominicais, ouvir a pregação da palavra e corrigir meus caminhos segundo a vontade de Deus (Hb 10.25);

      4º]. Procuro meios para aumentar o meu conhecimento bíblico: participo de cursos, leio bons livros e vou a congressos para edificar minha fé na palavra de Deus (2 Pe 3.18);

      5º]. Diante das provações não desisto, mas foco meus pensamentos nas verdades espirituais e na esperança de passar a eternidade na presença do Deus Trino (Cl 3.1-2).


O estudo da carta de Tiago foi tremendamente edificante e desafiador para mim, e, espero que tenha sido para você também. Portanto, vamos ouvir Tiago dizer: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos”. Deus nos abençoe!

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
15-jun_privacao-mas-so-para-oracao