Meditação © Amplo Publications

16 de março de 2017

Aceitem a Palavra no Coração

“Aceitem humildemente a palavra que lhes foi implantada no coração, pois ela tem poder para salvá-los” (Tg 1.21b, NVT).



A meu ver Tiago está preocupado com os judeus cristãos dispersos porque eles passavam por várias provações, cf 1.1-2. E a razão é que as vicissitudes da vida têm um poder extraordinário de levar as pessoas ou para perto ou para longe de Deus. Dependendo de como o coração de uma pessoa reagir às circunstâncias adversas ela se tornará mais santa ou mais incrédula. Um homem, depois de ver sua companheira sucumbir ao câncer, testemunhou no culto que a “culpa da morte da esposa era dos irmãos” porque eles não oraram com fé suficiente para que Deus pudesse curá-la. Ele saiu e abandonou a fé cristã.



Quando pregamos a palavra de Deus estamos nos submetendo a um escrutínio terrível, pois tanto o pregador como o ouvinte podem reagir positiva ou negativamente para com a palavra. Muitos que passam por aflições tendem, ao ouvir a palavra, “resistir aos seus ensinamentos”, principalmente quando eles tocam no coração indicando a necessidade de mudança. Precisamos ter uma atitude positiva diante das provações, senão o coração vai se tornar resistente e endurecido para com a palavra de Deus. Geralmente, cristãos que passam por reveses na vida se afastam das reuniões, e quando vêm, na hora da mensagem se levantam, saem do culto e voltam somente no final.



Meus amados irmãos, nós afirmamos pela fé que “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam”, mas no calor da batalha quando as emoções estão em baixa é tão difícil acreditar nesta verdade, não é mesmo? Quantos irmãos e irmãs deixaram de perseverar na fé por causa de provações. Tiago está dizendo para quem passa por situações difíceis que a atitude correta para passar por estas inconstâncias da vida e permanecer vitorioso “é aceitar com humildade a palavra”. Observe que esta atitude é o inverso da ira. A palavra foi implantada no coração e se prepararmos este solo com a graça de Deus ele produzirá frutos para toda a eternidade.



Creio que o problema de tantas desistências na carreira da fé não está no ensino da palavra, pois “ela é poderosa para salvar”, mas na recepção e reação à palavra. Como disse Jesus: “Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria. Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona” (Mt 13.20-21, NVI). Meus queridos irmãos e irmãs, que este não seja o nosso caso! Por isso, fiquem firmes e aceitem a palavra de Deus com humildade no coração.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
15-mar_um-novo-ingrediente-antigo