Meditação © Amplo Publications

17 de maio de 2017

Confie na Soberania de Deus

Conta-se que quando o Navio Titanic estava naufragando ouviam-se gritos vindos de todos os lados clamando: “Onde está o capitão!” e “Quem está no comando deste navio?” Infelizmente o capitão não pode fazer muita coisa por aquelas pessoas e mais de mil e quinhentos perderam a vida. O nosso mundo também parece que está a naufragar. Quem está no comando? Será que Deus ainda se importa conosco? Ou Deus apenas deu o ponta pé inicial e deixou o mundo à deriva?


Não há dúvidas de que nosso Deus é o Criador e Provedor de toda a Criação. Ele é Rei sobre os céus e a terra e o seu governo sábio e bondoso é inquestionável. Davi foi aconselhado a fugir diante da crise, então ele perguntou: “Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo?” Fugir não era a solução, mas sua declaração de fé serve de inspiração para nós diante das injustiças, ele disse: “O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens. O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia” (Sl 11.3-5). Em outro salmo as Nações questionavam os israelitas sobre o seu Deus: “Por que perguntam as nações: ‘Onde está o Deus deles?’” A resposta do crente diz: “O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada” (Sl 115.2-3). Deus não está alheio nem impotente, pelo contrário ele sempre agiu na história de Israel e das Nações, Ele interviu para mudar circunstâncias, salvar pessoas e transformar vidas para sua glória, pense em Rute, Raabe e Naamã.


Deus chamou Abraão, formou a Nação de Israel e “separou profetas que falaram em seu nome”. Tiago nos encoraja dizendo que “os profetas são exemplo de paciência diante do sofrimento”. Eles dependeram da intervenção de Deus para salvação tanto deles como do seu povo, pense em Elias, Jeremias, etc. Por isso, os profetas são exemplo de perseverança e confiança em Deus diante das injustiças. Jó é outro exemplo de perseverança diante do sofrimento injusto. Nós temos as informações do seu sofrimento, mas ele não as tinha naquela época, e Tiago diz: “viram o fim que o SENHOR lhe proporcionou” (Tg 5.11b), “O SENHOR abençoou o final da vida de Jó mais do que o início (Jó 42.12)”.


Os profetas e Jó são citados como exemplos de homens que confiaram na provisão de Deus diante das injustiças que sofreram, com isso Tiago procura estimular os cristãos a enfrentarem suas provas, sofrimentos e injustiças com confiança em Deus porque eles não serão deixados na mão, pois Deus está olhando atento e cumprindo seu propósito na vida de cada um de nós (Rm 8.28) porque ele é “cheio de compaixão e misericórdia”.


Somos encorajados a confiar em Deus por causa do seu caráter, da sua justiça e da sua soberania. O SENHOR vem julgar este mundo contra toda injustiça porque sua palavra é infalível, seu juízo é inevitável e seu governo é inquestionável. Vamos descansar no SENHOR e aguardar por ele com paciência; evite se aborrecer com o sucesso dos injustos e com a prosperidade dos maus. Um dia Deus satisfará plenamente o nosso coração com seu juízo contra os ímpios (Sl 37.1-7).



pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
16-mai_pense-bem-antes-de-responder