Meditação © Amplo Publications

18 de outubro de 2017

O Poder da Influência

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus" (Mt 5.16)

 

Influência é a ação que uma pessoa ou coisa exerce sobre outra produzindo uma transformação, seja para o bem ou para o mal. Vocês se lembram do triste episódio da família Richthofen? Suzana, a filha do casal, mancomunada com o namorado e seu irmão, planejou e executou a morte dos próprios pais. O poder da influência pode tanto atrair as pessoas para o bem como afugentá-las para o mal tal como a luz que atrai as mariposas, mas afasta as baratas. O cristão foi chamado por Deus para deixar sua luz brilhar e como resultado influenciar os que vivem nas trevas. Assim os homens verão as boas obras praticadas pelo servo de Deus e glorificarão o Pai Celestial.


Quem disse quando tinha apenas cinco anos de idade: “Quando eu crescer quero ser um missionário na China!” Sim, foi James Hudson Taylor que nasceu em 1832, na cidade de Barnsley, em Yorkshire, na Inglaterra. Ele nasceu numa família Metodista fiel a Deus, e, por isso, recebeu muita influência espiritual dos seus pais e avós, bem como dos seus irmãos William e Amélia. Seu pai, um farmacêutico, preocupava-se com a condição espiritual da China, e sempre que tinha oportunidade, realizava reuniões especiais para discutir como poderia ajudar aquele grande país. Em Junho de 1849, aos dezessete anos, ao ler um folheto sobre a obra de Cristo, Hudson compreendeu o plano da salvação, e como resultado, entregou a sua vida a Jesus Cristo. Em seguida dedicou-se a Deus para ir à China como missionário e começou a se preparar. Ele aprendeu o Mandarim através de uma cópia do Evangelho de Lucas. Estudou medicina, a fim de estar preparado para o campo em que iria trabalhar. Aprendeu a dormir sobre uma esteira, abrindo mão de qualquer luxo, e, finalmente, aos dezenove anos, Taylor aprendeu que podia confiar em Deus e obedecer-Lhe em qualquer área de sua vida – aprendeu também que se pode levar a sério Deus e Sua Palavra.


Hudson Taylor viveu cinquenta e um anos na China, fundou uma agência missionária, liderou oitocentos missionários que fundaram cento e vinte e cinco escolas e estima-se que dezoito mil chineses se converteram no interior da China. Conta-se que quando Hudson Taylor entrevistava alguém que queria juntar-se à sua missão, tomava chá com a pessoa e a dada altura da entrevista, ele embatia na chávena, entornando o chá na mesa. Depois disso perguntava aos candidatos: “O que é que saiu da chávena?” Espantados, estes respondiam o óbvio: “Chá!” Taylor dizia então: “Aquilo que se aplica a esta chávena, aplica-se à sua vida. O que está dentro de você será derramado sempre que sofrer um embate”.  


Durante um período de três anos, Hudson sofreu a perda da sua filha mais velha, Gracie, do seu filho Samuel e seu filho recém-nascido, e em Julho de 1870, a sua esposa também morreu de cólera. Mesmo passando por este profundo vale, Hudson Taylor não ficou amargurado, não desistiu da sua fé e nem do seu chamado para evangelizar o interior da China. Como ele mesmo falou: “O que está dentro de você será derramado sempre que sofrer um embate”. Até hoje muitos cristãos são influenciados pela vida deste servo de Deus. A luz de Hudson Taylor brilhou no interior da China, muitos viram sua boa obra, converteram-se e glorificaram a Deus. Que nosso bondoso Deus nos conceda sua abundante graça para que nossa luz também possa brilhar a fim de que outros sejam influenciados para a glória de Deus.


pr. Sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior