Meditação © Amplo Publications

20 de fevereiro de 2017

Clame a Deus por Sabedoria

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1.5).



Aprendemos com Tiago, na primeira lição, que a maneira como reagimos às provações é fundamental para a construção do nosso caráter cristão, veja Tg 1.2-4. Hoje quero continuar encorajando você a reagir de forma correta às inconstâncias da vida. Talvez você esteja vivendo alguma situação contrária aos seus planos originais. Nós somos muito bons para planejar, mas temos muita dificuldade para reagir bem aos contratempos, não é mesmo? Basta algo sair fora do planejado que as nossas emoções falam mais alto.



Tiago recomenda àqueles judeus que haviam sido dispersos por causa da fé em Jesus a “pedir a Deus por sabedoria”. Parece-me que ele usa a ironia como recurso literário, pois diz: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria” como se todos estivem transbordando de sabedoria. Na verdade sabedoria é a nossa maior necessidade para saber reagir bem às provações. O livro de Provérbios nos ensina que sabedoria não é acumular informações, mas saber agir certo nas horas incertas. Sabedoria na Bíblia está ligada à capacidade de tomar boas decisões diante das tempestades da vida.



Como você está reagindo às provas da vida? Está faltando sabedoria? Tiago diz que Deus tem prazer em dar sabedoria, livremente, de boa vontade e vai ser concedida. Que maravilha! Que encorajamento! O rosto de Deus é favorável ao que clama por sabedoria. Por isso, pare de reclamar e tomar decisões erradas, coloque-se de joelhos e clame: Deus me ajuda!  


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
17-fev_cultive-alegria-no-coracao