Meditação © Amplo Publications

20 de janeiro de 2017

Leia a Bíblia e Faça Oração!

A botânica define uma semente como um óvulo desenvolvido após a fecundação, que contém embrião e reservas nutritivas. Entretanto, uma semente precisa ser plantada para dar fruto. Como disse o Senhor Jesus, “se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto” [Jo 12.24]. No ano de 2017 quero convidá-lo para plantar dez sementes que darão crescimento espiritual, mas é preciso plantar, regar e cuidar para germinar e dar fruto. Durante uma refeição o filho lançou a seguinte questão para a família: Três sapos estavam na beira do rio e um deles decidiu pular na água. Quantos sapos ficaram no barranco? Todos prontamente responderam: “Dois!”. Mas o menino, com aquele sorriso maroto, disse: “- Não, na verdade ficaram três, porque um deles decidiu pular no rio, mas não pulou!”.



Todo início de ano agimos como aquele sapo, não é mesmo? Fazemos planos e mais planos de que agiremos melhor no novo ano, mas infelizmente, as decisões ficam apenas na vontade, não passam de meras palavras.  A casa novo ano procuro motivar a Igreja para renovar seu compromisso com a oração e a leitura da palavra de Deus. Acredito que esta disciplina é fundamental para o sucesso da vida cristã. Esta é primeira semente que convido você para plantar e regar com muito cuidado. Somente com oração e a leitura da Bíblia, todos os dias, teremos conhecimento e crescimento espiritual para que sejamos vitoriosos em 2017, como aquele cântico infantil que diz: Leia a Bíblia e faça oração se quiser crescer!”



Jesus contou uma parábola em Lucas 18.1-6 na qual ensina para seus discípulos sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer. A oração deve ser pratica visando a glória de Deus, poi tudo que fazemos deve ter esta motivação! Devemos orar porque assim Deus requer e, por meio da oração, ele cumpre seus propósitos conforme a sua vontade. Além disso, o apóstolo Pedro na sua primeira carta exortou os cristãos do primeiro século a desejarem a palavra de Deus como um genuíno alimento espiritual. Ele usa a figura do leite que dá o crescimento saudável para a criança que se alimenta dele. Assim I Pedro 2.1-2 ensina que é por meio do leite espiritual que é a palavra de Deus que o cristão obterá crescimento para salvação.



Infelizmente muitos cristãos estão desorientados e desnutridos, pois não praticam a oração nem a leitura diária das Escrituras. A oração e a leitura da Bíblia são disciplinas necessárias para conduzir você rumo à maturidade, mas precisam estar presentes todos os dias na sua vida. Este hábito de ler a Bíblia e fazer oração diariamente nos tornará vitoriosos e nos levará a conhecer mais e mais a Palavra de Deus e do Deus da Palavra. Então seja um cristão de ação, “pule na água” ou “plante esta semente” porque felizes são aqueles que praticam o que sabem!

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
19-jan_vencer-sozinho-sao-da