Meditação © Amplo Publications

20 de julho de 2017

Acusações Infundadas

“Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção” (I Pe 2.12).


Provações vêm de todos os lados, não é mesmo? Temos aprendido que as provações se levantam contra o cristão quando ele rompe com seu velho estilo de vida pecaminoso, às vezes parte até dos familiares. Também vimos que as provações vêm por causa da ignorância dos insensatos que não fazem distinção entre cristãos genuínos e religiosos, ditos cristãos.


Você já foi vítima de alguma calúnia ou acusação infundada? Confesso que não é muito fácil lidar com esta situação. Havia no Primeiro Século muitos rumores sobre os cristãos. Eles eram acusados de serem adúlteros, incestuosos, pagãos e até de canibais. Observe no texto acima que Pedro diz que “os cristãos eram acusados de praticarem o mal”. Portanto, na mente das pessoas, de maneira geral, os cristãos eram “malfeitores”. Certamente que grande parte destas acusações vinha dos inimigos do evangelho e de pessoas influentes na Sociedade.


Hoje, a Mídia, tem se colocado como um arquirrival dos cristãos. Filmes, novelas, programas de auditório procuram denegrir o bom nome dos cristãos acusando-os de serem homofóbicos, preconceituosos, intolerantes e chamam os pastores de estelionatários da boa fé das pessoas. Graças a Deus que vivemos num País onde não há perseguição física contra a fé cristã, mas as provações vêm de comentários maldosos e de artistas que gostam de jogar para a torcida.


Qual é a instrução bíblica diante de tal situação? O apóstolo Pedro afirma que o cristão deve viver “de maneira exemplar” a fim de mudar a visão dos incrédulos.  O bom exemplo do cristão tem o poder de calar a boca daqueles que fazem acusações infundadas e dará a eles a oportunidade de conhecer a Cristo, pois seus olhos irão ver as boas obras praticadas pelos cristãos e assim poderão glorificar a Deus no dia da sua intervenção. Eu penso que Pedro está falando de acusadores que serão impactados pelo bom testemunho do cristão e se converterão a Cristo. Pedro aprendeu esta verdade do Mestre e aqui está reproduzindo a fala de Jesus (Mt 5.16). É certo e inegável que um bom testemunho cristão exerce grande impacto na vida daqueles que estão olhando e, com isso, incrédulos podem ter uma conversão genuína. Portanto, seja um bom exemplo!

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
19-jul_a-ignorancia-dos-incredulos