Meditação © Amplo Publications

20 de março de 2017

Praticar de Coração a Palavra

“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos”    (Tg 1.22, NVI).



“Faça o que digo, mas não faça o que faço”, este ditado que se tornou tão popular significa falar uma coisa, mas fazer outra. Por exemplo, assisti certa vez uma entrevista com o Ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso quando o repórter o inqueriu sobre um livro que ele escreveu cujo teor era contrário às medidas tomadas no seu governo. Então, FHC com aquele sorriso político disse: “Esquece o livro, teoria é uma coisa, mas a prática é outra”. Agora, estamos vivendo uma situação bem parecida no Governo, pois o Presidente Temer indicou o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, como o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga de Teori Zavaski. O interessante é que a tese de doutorado de Alexandre é justamente contrária a este fato, pois segundo matéria publicada no Estadão, ele defendeu que, na indicação ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, fossem vedados os que exercem cargos de confiança “durante o mandato do presidente da República em exercício” para que se evitasse “demonstração de gratidão política”. Mas, como diz o ditado, uma coisa é falar outra é dizer, então ele aceitou a indicação.



Tiago não quer cristãos “políticos” cuja filosofia de vida exemplifique o ditado acima. Ele deseja ver cristãos firmes na fé e comprometidos com a palavra de Deus, custe o que custar. Certa propaganda diz: “Não basta ser pai, tem que participar!”, da mesma forma não “basta dizer que é cristão, tem que praticar a palavra!”. Temos que nos preocupar com a “romantização do evangelho” que procura viver o cristianismo como um tipo “amor platônico”. O que isso significa? Todas as informações teológicas ficam na abstração da mente, mas não passam pelo coração nem descem para os pés. Ser praticante da palavra é aprender a pedir perdão e oferecer a outra face; é aprender a fazer o bem ao próximo, aprender a contribuir com a obra de Deus; aprender a amar a todos sem distinção, aprender a dizer não para as contaminações deste mundo.



Tiago diz que quem pratica a palavra será feliz naquilo que fizer. Adotamos o seguinte lema para este ano, baseado em João 13.17: “Feliz é quem pratica o que sabe!” Jesus disse aos seus discípulos que eles seriam felizes se praticassem o que já sabiam, portanto, não basta saber um caminhão de boa doutrina e teologia, se em sua vida não houver demonstração prática da fé. Precisamos conectar teologia à prática, entretanto se isto não acontecer seremos como aqueles que encarnam o famigerado ditado: “Façam o que digo, mas não o que faço”. Misericórdia!

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior