Meditação © Amplo Publications

20 de novembro de 2017

Atitude Positiva é Tudo!

“Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria”.



A Bíblia traz lições preciosas para nos encorajar diante do sofrimento. Quando você enfrentar uma prova, por mais dura que ela seja, saiba que você é amado por Deus e, por isso, não deve ficar ressentido quando o sofrimento bater à sua porta. Hoje vamos continuar refletindo sobre mais duas lições preciosas que temos para enfrentar o sofrimento com confiança.


1ª Lição: Como cristãos, precisamos saber que estaremos com Cristo em glória (I Pe 4.13). Atitude é tudo, por isso o cristão não pode se ressentir nem ficar desanimado quando sofre, pelo contrário deve enfrentar a provação com uma atitude positiva: “Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo”. O ensino do apóstolo é o mesmo de Tiago: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações”. Aos olhos humanos sem Cristo parecem loucura estas orientações bíblicas, mas o teste da provação na vida do cristão tem por objetivo a transformação do seu caráter à semelhança de Jesus. Tiago ensinou que a prova da fé produz algo de bom no nosso caráter até que sejamos íntegros e completamente maduros. Pedro nos ensina que há um padrão pelo qual devemos passar. Primeiro sofrimento, depois a glória. Não tem como pular etapas nem inverter o processo! Quando caminhava com Jesus o apóstolo até sugeriu ao Mestre não passar pelo sofrimento, mas foi repreendido por tal opinião (Mt 16.23). Observe que a razão pela qual devemos nos alegrar por participar com Cristo nos sofrimentos, é para que também, depois, quando ele se manifestar em glória sejamos “coparticipantes da sua glória. Aí sim, naquela hora teremos motivos para “exultar com grande alegria”. Portanto, o padrão é este: Primeiro sofrimento / depois a glória. Pedro repetiu esta verdade em I Pe 1.11, 3.18,22, 5.1 e também Paulo diz que “se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória. Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada” (Rm 8.17,18).


2ª. Lição: Como cristãos, precisamos desfrutar a presença do Espírito de Deus: “Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês” (I Pe 4.14). Não estamos sozinhos, mas batizados, habitados e selados pelo Espírito Santo! Pedro repetiu o que ouviu de Jesus no sermão do Monte: “Felizes (Bem-aventurados) são vocês por sofrerem por minha causa”, disse Jesus. Disse Pedro que “o Espírito da glória repousa sobre vocês”. Penso que esta figura foi tirada do Velho Testamento quando a glória de Deus, shekinah, se manifestava de forma visível para o povo. O Espírito habita em nós de maneira permanente e concede-nos seu poder para enfrentarmos o sofrimento.  


Queridos irmãos e irmãs, como discípulos de Jesus, devemos ter a mesma atitude dos discípulos do primeiro século diante do sofrimento. Eles se sentiam honrados por sofrerem insultos por causa de Cristo: “Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome” (At 5.41). Vamos imitá-los?

pr. Sebastião machado
17-nov_o-intrometido

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior