Meditação © Amplo Publications

21 de agosto de 2017

Reproduzindo o Caráter de Deus

 Li uma estória muito interessante: “A árvore morreu. Que pena! Devo dizer-lhe que senti muito a morte dela. Uma bela bergamoteira. Em junho, julho, amarelava de frutos. Olhe, não quero exagerar, mas aquela bergamoteira dava uma carroçada de bergamotas cada ano... e das grandes, graúdas, gostosas. No meu tempo de guri eu subia nessa árvore generosa e saboreava os seus frutos à vontade, de graça. Não custavam nada. E sabe de uma coisa: não foi só uma vez, ou duas, ou três, que ela se encheu de frutos. Ela fez isso umas 50, 60 vezes, porque já o meu avô, no seu tempo de guri, subia em seus galhos para saborear seus frutos. Sessenta anos... Uma vida longa para uma bergamoteira... e toda a vida dando frutos, de graça, sem exigir nada, nenhum cuidado especial, nenhum adubo caro, sempre dando seus frutos, sem cobrar nunca. Quem sabe sua alegria, sua recompensa fosse justamente essa: dar seus frutos e alegrar as pessoas e os pássaros com as suas dádivas. E sem pedir nada em troca. E sem perguntar para quem: negros ou brancos, crianças, adultos, idosos, pássaros, animais ou pessoas” (Livro - A Fonte, do pastor Sílvio Meinke, p. 24-25).


Deus espera que seu povo dê frutos. Isaías mostrou este interesse Divino com o cântico de Javé: “Cantarei [o profeta] para o meu amigo [Yahweh] o seu cântico a respeito de sua vinha [Israel]: Meu amigo tinha uma vinha na encosta de uma fértil colina. Ele cavou a terra, tirou as pedras e plantou as melhores videiras. Construiu uma torre de sentinela e também fez um tanque de prensar uvas. Ele esperava que desse uvas boas, mas só deu uvas azedas” (Is 5.1-2). Deus falou através do profeta e também de Pedro que espera uma conduta digna, justa e santa daqueles que invocam o Seu Nome. O caráter santo de Deus deve ser reproduzido na vida do cristão por meio de obediência e temor. O apóstolo iniciou uma nova sessão com um argumento de conclusão: “Portanto, estejam prontos para agir”. Por causa da posição adquirida em Cristo e das bênçãos recebidas na salvação descritas nos vv.3-12, o efeito é  a vida de santidade: “Sejam santos porque eu o SENHOR sou santo”.  Uma das evidências na vida de alguém que recebeu a salvação é a vida de santidade que se manifesta em obediência e temor a Deus. Obediência é a prontidão para fazer o correto e temor é a atitude do coração que faz o cristão fugir do pecado. Estas duas disposições, obediência e temor, levam o cristão para o caminho da santidade.  


O que você precisa para reproduzir o caráter santo de Deus? O texto bíblico nos convoca para estar com a mente preparada, isto significa ter prontidão para agir seguindo a vontade de Deus, é a mesma linguagem de Êx 12.11. Portanto, diz Pedro (I Pe 1.13-17): 1º). Sejam sóbrios; 2º). Coloquem toda esperança na graça; 3º). Não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora; 4º). Sejam santos; e, 5º). Portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês.


Preste atenção: A fé genuína conduz o cristão para uma vida de santificação. Portanto, segue-se que se não está havendo santificação é porque não aconteceu a regeneração – o novo nascimento – a salvação. Faz-se necessário um autoexame – verificar se de fato está na fé. Mas, se as bênçãos da salvação – descritas nos vv.3-12 – forem verdadeiras na sua vida, então em nome de Jesus, pelo poder do Espírito Santo, você irá produzir fruto de santificação em obediência e temor a Deus. Israel falhou! A videira não deu frutos. Por isso, Deus chamou seu povo para prestação de contas: "Agora, habitantes de Jerusalém e homens de Judá, julguem entre mim e a minha vinha. Que mais se poderia fazer por ela que eu não tenha feito? Então, por que só produziu uvas azedas, quando eu esperava uvas boas? Pois, eu lhes digo o que vou fazer com a minha vinha: Derrubarei sua cerca para que ela seja transformada em pasto; derrubarei o seu muro para que seja pisoteada. Farei dela um terreno baldio; não será podada nem capinada, espinheiros e ervas daninhas crescerão nela. Também ordenarei às nuvens que não derramem chuva sobre ela" (Is 5.3-6).


A bergamoteira morreu. Que pena! Enquanto viveu deu muito fruto assim como homens e mulheres de Deus do passado deram fruto, mas partiram para glória. Agora, irmãos e irmãs, nós somos a árvore da vez! Deste modo devemos dar fruto para glorificar o nosso Deus e Salvador ou será que falharemos com falta deles? Ou será que produziremos uvas azedas quando Deus espera uvas boas? Pare e pense: 1]. Pedro escreveu para cristãos nascidos de novo e eu estou escrevendo para vocês que são regenerados. 2]. Vocês têm dado evidências – frutos – de que são nascidos de novo? 3]. Quando Deus vem colher frutos na sua vida – o que ele encontra? Frutos bons ou azedos?


Tenho dois convites: Primeiro: Se você não está reproduzindo o caráter santo de Deus na sua vida – em obediência e temor – venha a Cristo hoje em arrependimento – confesse seus pecados – peça perdão – caia nas mãos de um Deus gracioso, antes que seja tarde demais. Segundo: Se você está reproduzindo o caráter santo de Deus continue firme, não desista da jornada. Peça a Deus forças para continuar neste caminho e espere inteiramente na graça que está vindo com Cristo Jesus.

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
18-ago_a-vinganca-pertence-a-deus