Meditação © Amplo Publications

21 de junho de 2017

Amanhã Pode Ser Muito Tarde!

"Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida” (Lucas 12.20)



Você tem algum problema em conversar sobre a morte? De maneira geral as pessoas não gostam de falar sobre esta realidade que se dará com todos nós! Todos têm seus assuntos prediletos, mas não este. E, até mesmo entre os fiéis, parece correr um frio na espinha quando o pastor prega sobre o fato de que iremos morrer. Que bom se acontecesse com a nossa geração aquilo que Paulo pensava ocorrer com a sua: “... os que estivermos vivos seremos arrebatados... para o encontro com o Senhor nos ares” (I  Ts 4.17). Maranatha!



O hino cristão 284, dos Salmos e Hinos, diz: “Ao findar o labor desta vida quando a morte ao teu lado chegar. Que destino há de ter tua alma? Qual será, no futuro, teu lar?” Esta canção trás duas perguntas cruciais que devem ser respondidas com muita humildade e fé no Senhor Jesus Cristo. Ninguém gosta de conversar sobre este tema e prefere ignorar porque na verdade não tem certeza do que acontecerá. Então, a maioria toca a vida pensando só nesta vida, acumulando seus bens e realizando seus sonhos.



Jesus contou uma parábola para advertir aqueles que pensam que os bens são a razão do viver. O homem da estória, registrado em Lucas 12.16-21, era um desses que pensava somente no aqui e no agora. Segundo Jesus, ele trabalhou de sol a sol, sua colheita produziu além do esperado e, então, veio a decisão de construir celeiros maiores para armazenar seus grãos e seus bens. Ele acreditava que estava seguro e que ainda viveria feliz por muitos anos, por isso disse a si mesmo: “Descanse, coma, beba e alegre-se” (Lc 12.19). Mas, seu planejamento não levou em conta o Autor da Vida, por isso Jesus o chamou de “Insensato! Porque naquela mesma noite a sua vida lhe seria exigida” (Lucas 12.20).



Meus irmãos e irmãs, não podemos perder o foco como os incrédulos que se esforçam com a única perspectiva de acumular bens materiais somente para esta vida. Jesus disse: “Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens" (Lc 12.15). A morte, embora seja um tema impopular entre as pessoas, chegará para todos. Triste será para quem não acumulou, pela fé, bens espirituais para encarar esta realidade. Jesus disse aos materialistas: "Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus" (Lc 12.21). Aquele hino faz um convite gracioso para nossa reflexão e decisão: “Meu amigo, hoje tu tens a escolha: Vida ou morte, qual vais aceitar? Amanhã pode ser muito tarde. Hoje Cristo te quer libertar”. É tempo de decisão, procure sondar o seu coração e verificar onde está sua riqueza. Ainda dá tempo de redirecionar as prioridades. Deus nos abençoe!

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
20-jun_caminhos-agradaveis-ao-senhor