Meditação © Amplo Publications

23 de fevereiro de 2017

Confie Plenamente em Deus

“Peça sabedoria, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz” (Tiago 1.6-8).


Estamos falando sobre aquelas coisas que acontecem inesperadamente na nossa vida, sem termos planejado, que são as provações. Aprendemos até aqui no livro de Tiago que devemos, em face das provações, cultivar alegria no nosso coração e pedir por sabedoria a Deus. Mas, há uma exigência neste pedido! Tiago diz que o cristão deve pedir sabedoria com fé, sem duvidar.


Eu costumo brincar com a Igreja que no domingo é fácil crer em Deus. Todos estão limpos, cheirosos, num ambiente e clima agradáveis para cultuar o Deus e Pai todo-poderoso. Mas, quando chega a segunda-feira e o telefone toca ou o exame clínico fala algo contrário ao que esperávamos, então a dúvida abafa a fé dominical. Por isso, esta exigência tem tudo a ver com o nosso coração, pois são nas provações quando a “casa cai”, que devemos confirmar nossa teologia, sem permitir que a dúvida ameace a nossa fé.


O escritor de Hebreus disse que “sem fé é impossível agradar a Deus” e demonstrou que a fé verdadeira leva em consideração [1] a existência de Deus e [2] o agir de Deus em favor dos que o buscam. Portanto, na crise se revela a fé ou a dúvida. O salmista disse que “Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo?” (Sl 11.3). O justo pode dar uma resposta de fé confiante em Deus ao dizer: “O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens” (Sl 11.4).


Tiago se dirige aos pobres (1.9) e aos ricos (1.10) dizendo que ambos precisam aprender a lidar com os revesses da vida. O pobre precisa aprender a lidar com o sucesso, se este vier, e o rico com o fracasso quando ele bater à porta.  “Pois o sol se levanta, traz o calor e seca a planta; cai então a sua flor, e é destruída a beleza da sua aparência” (Tg 1.11). A vida é efêmera! As inconstâncias afetam nossa autossuficiência e nos tiram da zona de conforto, e nesse momento está a oportunidade de afirmar uma confiança plena em Deus ou deixar a dúvida crescer no coração.  


Quando você se ajoelhar para pedir sabedoria a Deus a fim de enfrentar alguma provação precisa crer que Ele está no controle! Deus tudo vê! Deus ouve e atende! Porque Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos. Sem confiar plenamente em Deus o homem é comparado às ondas do mar, levadas pelo vento. Por isso, Tiago diz que não haverá resposta favorável à sua petição, pois “tal homem não receberá coisa alguma do Senhor”.


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
22-fev_a-oracao-da-saudade-santa