Meditação © Amplo Publications

23 de maio de 2017

Confie na Santidade de Deus

“Sobretudo, meus irmãos, não jurem nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra coisa. Seja o sim de vocês, sim, e o não, não, para que não caiam em condenação” (Tg 5.12).


Quando eu olho para as circunstâncias, com uma perspectiva puramente humana, parece-me que as rédeas do mundo estão nas mãos dos maus e não há nada nem ninguém que possa mudar esta situação. Alguns telejornais se especializaram em apresentar as mazelas da sociedade e todos os dias os noticiários apresentam assassinatos, roubos, estupros, drogas e brigas entre gangs. A população vive sob o medo, aprisionada dentro de casa e à mercê da violência dos marginais.


Na época do profeta Habacuque as coisas não eram muito diferentes de hoje. Ele se dirigiu ao SENHOR e disse: “Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: "Violência! " sem que tragas salvação? Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado. Por isso a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece. Os ímpios prejudicam os justos, e assim a justiça é pervertida” (Hc 1.2-4). A queixa de Habacuque é tão atual que parece estar sendo lida por algum Âncora de telejornal em um teleprompter. Observe a natureza do clamor do profeta: Violência, injustiça, maldade, destruição, conflitos, a lei é desobedecida e a justiça é pervertida. Tem semelhança?


Como Deus suporta tudo isso calado? Porque ele não reage? O profeta Habacuque enfrentou este conflito: “Teus olhos são tão puros, que não suportam ver o mal; não podes tolerar a maldade. Por que toleras então esses perversos? Por que ficas calado enquanto os ímpios engolem os que são mais justos do que eles?” (Hc 1.13). Nós oramos pedindo que Deus interfira e mude o quadro social, político e econômico da nossa Nação, mas lá no fundo será que acreditamos que Deus fará alguma coisa? Diante da situação atual temos duas opções: Primeira, conformar-se com a situação e procurar salvar a própria pele, e, segundo, depender de Deus crendo na sua intervenção neste mundo. Porém, enquanto isso, devemos viver separados das coisas erradas esperando a volta de Jesus.


Tiago está nos chamando para sermos santos com uma atitude de honestidade nesse mundo. Diante de injustiças é fácil fazer “votos e promessas” esperando o livramento de Deus. O escritor bíblico reafirma o ensino do Senhor Jesus dizendo que devemos ser pessoas de uma só palavra, “sim ou não”.  O que fazer para não se contaminar? A resposta é confiar na intervenção iminente de Deus. O Senhor voltará, colocará em pratos limpos todas as coisas e trará seu julgamento contra os infiéis.


A questão é como viveremos até a manifestação do nosso Deus? Acomodar-se como a maioria: “Ah, todo mundo faz assim!” ou Fazer a diferença neste mundo desonesto, sendo honesto. Agora, estamos vivendo um tempo de espera, aguardando as chuvas do propósito de Deus. As chuvas de outono caíram sobre nós trazendo da graça salvadora. Mas, as chuvas da primavera ainda serão derramadas produzindo uma grande colheita de salvos que será levada para os céus porque “por sua decisão [de Deus] ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou” (Tg 1.18). Deus nos abençoe!


pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
22-mai_obrigado-senhor-pela-igreja-corinto