Meditação © Amplo Publications

20-out_a-maldicao-que-nao-pega

23 de outubro de 2017

Quem é Que Não Sofre?

Eu leio perplexo algumas mensagens ditas cristãs, que dizem: “Não chore mais, Jesus Cristo vai te dar a vitória. Lembre-se de que ele morreu por mim e por você, para você sorrir!”; ou ainda “Pela fé eu verei os meus sonhos realizados por Deus” e, também, “Não sofra mais, pois Jesus já sofreu por você!” Puxa vida, se a morte de Cristo teve o propósito de me fazer feliz, realizar os meus sonhos para não sofrer mais, então devo vestir a carapuça de I Coríntios 15.19, que me exorta dizendo: “Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão”.


O apóstolo Pedro escreveu sua  carta na contramão deste ensino que tem infectado a Igreja do Senhor. Pedro se dirigiu aos “eleitos de Deus” que viviam como “peregrinos e forasteiros” na Ásia, e ele os exortou dizendo que o foco da alegria cristã deve ser a grande salvação que Deus em Cristo nos proporcionou, pois no presente momento o sofrimento era uma realidade para eles, e o é para nós também: “Nisso vocês exultam [na salvação], ainda que agora (no presente), por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação” (I Pe 1.6). Como preparar nossa mente para termos uma atitude vitoriosa para quando o sofrimento bater à nossa porta? Penso que o cristão precisa estar submisso a Deus tendo a mesma atitude de Cristo Jesus diante do sofrimento. Quero compartilhar três considerações sobre o tema do sofrimento.


Primeira: Não temos como evitar sofrer porque o sofrimento existe por causa da Queda (Gn 2.17, 3.9,17). A Queda afastou o homem do favor de Deus (Rm 3.23) e trouxe corrupção na natureza do ser humano, por isso todos, crianças e adultos, experimentam os efeitos do pecado, tais como doenças, solidão, velhice e “certamente a morte!” (Rm 5.12). Por isso, quando formos atingidos por algum tipo de sofrimentos da Queda temos que ter a mesma atitude de Cristo: Submissão à vontade de Deus! “Faça-se a Tua vontade!” (Mt 26.39,42).


Segunda: O cristão pode minimizar o sofrer como consequência de pecados! Muito sofrimento existe por causa de pecados pessoais (I Pe 2.20, 4.15). São decisões e escolhas erradas que certamente levam ao sofrimento pessoal. Nós, em Cristo, temos como experimentar vitórias sobre o pecado, pois este não tem mais poder para nos dominar (Rm 6.14). Vejo muitos sofrendo como consequência de divórcio, imoralidade, vícios, drogas, brigas e dívidas. Pedro advertiu os crentes a se “absterem dos desejos carnais que guerreiam contra a alma” (2.11). O cristão que caiu em pecado precisa admitir seu erro (Sl 32.5ª, 51.4); arrepender-se com sinceridade no coração e confessar seu pecado (I Jo 1.9), e, ter uma atitude de submissão a Deus, pois há perdão de pecados, porém não isenção das consequências (I Pe 2.20).


Terceira: O cristão pode experimentar o sofrimento mesmo fazendo o bem! Pedro fala sobre um tipo de sofrimento proveniente de injustiças (I Pe 2.18-19), e de “um sofrimento por fazer o bem” (2.20) e “sofrimento por ser cristão” (4.16).  É deste sofrimento injusto que Pedro está tratando! Como você deve reagir quando for atingido por um sofrimento injusto? Atitude 1: Seja submisso ao chamado de Deus para sua vida, pois “para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos” (2.21). Atitude 2: Derrote o mal com a prática do bem (2.23ª); Atitude 3: Aprenda a confiar em Deus diante das injustiças como Cristo que “entregava-se àquele que julga com justiça” (2.23b), e, Atitude 4: Tenha o propósito de ser instrumento de Deus para conduzir pessoas a Cristo (2.24).


pr. Sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior