Meditação © Amplo Publications

24 de julho de 2017

Insultos dos não Cristãos

“No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante. Eles acham estranho que vocês não se lancem com eles na mesma torrente de imoralidade, e por isso os insultam” (I Pe 4.3-4).


Os incrédulos sempre tiveram uma má impressão dos cristãos. Nós mesmos, quando vivíamos sem Cristo, víamos os crentes como pessoas arrogantes e seres de outro mundo, pois não praticavam coisas que para todos eram normais. Portanto, não é de admirar que hoje soframos os mesmos tipos de provações. Neste texto em I Pe 4.3-4 os incrédulos estavam insultando os cristãos por terem deixado de participar das festinhas imorais, dos happy hour com os amigos, das baladas, da idolatria e da vida promíscua, etc. Pedro disse aos cristãos que “no passado”,  antes de conhecerem a Cristo, já haviam perdido tempo demais com os pagãos em libertinagem, sensualidade, bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria que ele menciona como sendo algo repugnante aos olhos de Deus.


Mas, agora “no presente”, salvos por Cristo, os cristãos foram levados a terem uma vida e comportamento diferentes, por isso os incrédulos começaram a insultá-los porque achavam estranho que eles não tivessem mais a mesma opinião nem as mesmas práticas de outrora. Pedro nos informa que a fonte destes insultos era de “velhos amigos” que continuavam praticando “torrentes de imoralidade” e achavam estranho que os cristãos não queriam mais participar com eles.


Meus queridos irmãos e irmãs prestem muita atenção, pois um cristão não pode se comportar como os incrédulos nem participar de atividades que guerreiam contra a santidade da vida e desonram o Salvador. Quando um cristão se posiciona a favor de Cristo e busca uma vida piedosa certamente que será criticado e insultado, mas precisa manter-se firme e fiel, pois como disse Jesus: “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus”, pois “quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará” (Mt 10.32-33,39). Então, não baixe a guarda, mas permaneça no caminho.

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior