Meditação © Amplo Publications

25 setembro de 2017

Submissão às Autoridades

“Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens”.  I Pe 2.13



No meu tempo de seminário aprendi uma história interessante, mas triste. Os Líderes de uma Missão ficaram alarmados com o fato de que 50% de seus missionários haviam abandonado o campo antes de completarem dois anos de ministério. O problema não era teológico (chamado) nem financeiro. Para descobrir as causas a Missão distribuiu formulários aos seus missionários com algumas perguntas básicas: Nome do Pai e da Mãe, como era o relacionamento familiar, e se havia algum problema de relacionamento com outros, etc. Concluiu-se que: 80% dos missionários que voltaram do campo tiveram problemas de relacionamento com os outros colegas de ministério. Uma triste constatação por se tratar de pessoas que se dispuseram a falar da reconciliação e do amor de Deus ao mundo. Ficou, ainda, evidenciado que esta situação foi gerada por pessoas que não conseguiram se relacionar bem com seus familiares, e que agora manifestaram os mesmos problemas com colegas de ministério. A pesquisa concluiu que os conflitos existentes em nosso relacionamento familiar são, via de regra, projetados nas situações de trabalho, ministério e vida social em nosso futuro.



A submissão às autoridades não é um tema muito querido entre os brasileiros. Acho que devido a ênfase negativa sobre o Governo Militar (1964 a 1985). Os termos usados pela Mídia pioraram as coisas: “Ditadura” – “Golpe” – “Censura” – “Tortura”, etc. Creio que quando o coração do homem aprende o valor da submissão às autoridades encontra maior facilidade para submeter-se a Deus e a Sua palavra. Os cristãos devem ser submissos às autoridades civis porque elas são instrumentos de Deus – I Pe 2.13-14. Primeiro: Temos um mandamento geral – “sujeitem-se a toda autoridade” e segundo temos o motivo: “Por causa do Senhor”.   



Deus é a fonte de toda autoridade – Dn 2.21, 4.3 e 7.12; At 7.12 e Rm 9.21. Insurgir-se contra a autoridade constitui-se em rebelião contra a vontade de Deus -  I Sm 15.23, pois foi o Criador que instituiu o governo civil – Gn 9.5-6, Rm 13.1. Todavia, não estou dizendo que a obediência ao Estado deve ser cega.  A Bíblia ensina o princípio da Autoridade Maior em Atos 5.20: “Antes importa obedecer a Deus que aos homens”. Na China, o Regime Comunista, está exigindo que cristãos políticos renunciem a fé em Jesus. Aqui há um conflito de autoridade e quem prevalece é Deus. No Livro, “The Heritage of the Reformation” – T.M. Taylor, diz que “a obediência que o cristão deve ao Estado jamais é absoluta, mas no máximo é parcial e contingencial. Segue-se que os cristãos vivem sempre numa tensão entre duas reivindicações rivais; que em certas circunstâncias a desobediência à ordem do Estado pode não somente ser um direito, mas também um dever. Esta sempre foi uma doutrina cristã clássica, desde que os apóstolos declararam que deveriam obedecer a Deus antes que aos homens”.



Meus queridos, os cristãos devem ser cidadãos respeitadores das Autoridades e das Leis do País. Nossa responsabilidade como cristãos e Igreja do Senhor é orar pelas Autoridades – I Tm 2.1-4 colocando-nos na brecha em favor da nossa Nação – Ez 22.30. Aprender a submissão às autoridades será uma bênção para nossa vida, pois aprenderemos a ser submissos a Deus e a sua palavra, assim em humildade diremos: “Não seja feita a minha vontade, mas a tua!”.


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior