Meditação © Amplo Publications

27 de junho de 2017

Aprendendo com Deus a fazer Missões

Estamos ensinando a igreja sobre missões. Temos afirmado que o alvo de Deus é alcançar seus eleitos que estão espalhados pelo mundo com a mensagem do evangelho. O movimento que a igreja deve fazer é “sair e ir” aos confins da terra. Deus nos deu o exemplo e estabeleceu o padrão para fazermos missões: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele” (Jo 3.16-17). Jesus declarou o propósito da sua vinda, em Lucas 19.10, quando afirmou na casa de Zaqueu, o coletor de impostos odiado pelos judeus, “Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido". A expressão “Filho do Homem” afirma tanto a divindade (Dn 7.13-14) como a humanidade de Jesus (I Jo 4.2). Ele definiu sua missão ao assegurar que veio buscar e salvar o perdido, e para cumprir sua missão, pagou o preço entregando sua vida na cruz.



A igreja deve ter o mesmo alvo de Deus de alcançar os eleitos pelo mundo afora. A Missão de Deus deve ser copiada e repetida pela Igreja que precisa fazer o mesmo movimento: Sair e ir para fazer discípulos de todas as nações. A Igreja de Antioquia, na Síria, entendeu este chamado e repetiu o padrão divino, veja: Atos 13.2-3: “Disse o Espírito Santo: ‘Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado’. Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram” (At 13.1-2), portanto a Igreja fez o mesmo movimento de Deus ao enviar Paulo e Silas para fazer missões além das suas fronteiras.



Qual foi o efeito da obra missionária da igreja de Antioquia? Lucas o escritor de Atos deixou registrado que “os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna. A palavra do Senhor se espalhava por toda a região" (At 13.48-49). Portanto é possível observar que nem todos creram na palavra dos missionários, mas somente aqueles que haviam sido destinados para isso.



O que motivará uma igreja a fazer missões é o amor a Deus aos que estão perdidos, sem Cristo. Observe as ações missionárias de Deus: Ele Amou o mundo, ele deu o seu Filho Unigênito e Ele enviou o seu Filho ao mundo para ser o Salvador. A igreja não precisa inventar nada, mas simplesmente copiar e colar o que Deus já fez pelos que estavam perdidos. Devemos “erguer os nossos olhos” para enxergar o que realmente está no “coração” de Deus e procurar honrá-lo naquilo que é essencial. Se, entretanto, não podemos ir, devemos apoiar os que são chamados com oração e sustento financeiro, pense nisso!


pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
26-jun_a-esperanca-escondida-na-mishna