Meditação © Amplo Publications

27-set_qual-o-tamanho-do-amor-de-jesus

28 setembro de 2017

Por Que Você Trabalha?

“Escravos, sujeitem-se a seus senhores com todo o respeito, não apenas aos bons e amáveis,  mas também aos maus” (I Pe 2.18).



Algumas pessoas acreditam que a Bíblia é irrelevante porque só trata de assuntos metafísicos e, por isso, não tem nada a dizer para o nosso dia a dia. Todavia, a Bíblia não somente nos aponta o caminho para o céu (João14.6), como também nos faz conhecer o que Deus requer que façamos em todas as variadas relações da vida. O texto acima citado diz respeito às relações de trabalho do cristão com o seu patrão.



Na Idade Média o trabalho manual era considerado degradante para o ser humano e inferior ao sacerdócio. Por isso, as famílias desejavam que um de seus filhos fosse “chamado” para servir a Deus. A visão sobre o trabalho, na teologia da Igreja Romana, é de maldição: "A finalidade do trabalho não é enriquecer, mas conservar-se na condição em que cada um nasceu, até que desta vida mortal, passe à vida eterna. A renúncia do monge era o ideal a que toda a sociedade deveria aspirar. Procurar riqueza era cair no pecado da avareza. A pobreza é de origem divina e de ordem providencial” (H. Pirenne, História Econômica e Social da Idade Média, 6ª ed. São Paulo, Mestre Jou, 1982, p. 19).



Graças a Deus que os Reformadores Lutero (1483-1546), Calvino (1509-1564) e outros resgataram a visão do trabalho como vocação e como bênção de Deus. O cristão tem a responsabilidade de cumprir a sua vocação para glorificar a Deus: “Se seguirmos fielmente nosso chamamento divino, receberemos o consolo de saber que não há trabalho insignificante ou nojento que não seja verdadeiramente respeitado e importante ante os olhos de Deus” ([João Calvino, A Verdadeira Vida Cristã, São Paulo, Novo Século, 2000, p. 77]. Portanto, precisamos redescobrir o verdadeiro sentido do termo serviço porque desta forma levantar cedo para trabalhar deixará de ser um peso e se tornará um motivo de alegria porque somos chamados por Deus para servir o outro com o que realizamos. Assim sendo, não há uma profissão mais digna do que a outra, nem mesmo o trabalho espiritual é mais honroso que um manual, pois existem diferentes áreas que cada um pode servir para o bem estar do próximo a fim de que Deus seja glorificado.



Qual é a sua profissão? Porque você trabalha? Honre a Deus com sua ocupação e reconheça que seu chamado é para servir as pessoas com seu trabalho. Um médico não é superior a um gari, pois as duas profissões são dignas e honrosas aos olhos de Deus. Que neste dia ao sair para o trabalho você cumpra o chamado de Deus dando o seu melhor, fazendo o melhor e com alegria, pois assim as pessoas verão que você age de maneira diferente e se sentirão abençoadas por Deus por causa do seu serviço.


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior