Meditação © Amplo Publications

29 de junho de 2017

O Antídoto Contra o Medo

“Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti! (Salmo 56.3).



Memorizei este texto da Escritura para fortalecer minha fé e, sua mensagem, trouxe grande estímulo para o meu viver. Davi, o escritor, estava enfrentando muita pressão (v.1a), opressão (v.1b) e calúnias (v.2) e havia até um plano dos seus inimigos que “conspiravam para tirar a sua vida” (v.6). Aprendi com este salmo que cristãos também sentem medo. Longe do ufanismo de que “crente que é crente não tem medo”, penso que pelo menos Davi, o escritor deste cântico inspirado e que era um crente verdadeiro, sentia medo. Na versão da ARA o verso diz “em me vindo o temor, hei de confiar em Ti”. O medo era algo real para Davi e, portanto, uma possibilidade que vem na vida dos filhos de Deus. Entretanto, não devemos permitir que o  o medo domine a nossa razão, devemos combate-lo com a fé, pois se ele nos dominar adoeceremos. Por isso, é bom lembrar que os nossos medos de hoje são muito diferentes daqueles que sentíamos dez, vinte ou trinta anos atrás. Nós mudamos e amadurecemos e os medos mudaram.



O texto, todavia, antes de me levar a focalizar no medo aponta-me para o seu antídoto que é a confiança inabalável em Deus. Naqueles momentos em que os seus inimigos o pressionavam e o atacavam arrogantemente, Davi não permitia que suas emoções determinassem sua conduta, pois sua confiança em Deus era a força que impedia seus sentimentos negativos de tomarem conta da sua mente. Por isso, ele podia afirmar que “confiava em Deus e não iria temer, pois afinal o que poderia fazer a ele o homem”. Creia que tudo que o ímpio planeja fazer contra os filhos de Deus é limitado pela permissão de Deus.



Minha filha é tímida. Estávamos conversando a respeito quando falei que a timidez era um problema meu também e que sempre lutei contra este sentimento, mas nunca permiti ser derrotado por ele. Este verso veio à minha mente e pude compartilhar com ela dos meus temores e de como tenho feito para enfrentar cada um deles. Foi um tempo precioso entre pai e filha e, espero ter sido de auxílio para que ela fortaleça sua fé e lute contra os seus medos.



Qual ou quais são os seus medos? Não tente minimizá-los nem se sinta menos espiritual por causa deles, pelo contrário fortaleça-se na fé para derrotar este inimigo que teima oprimir cada um de nós. Deus sabe os porquês, e não está alheio ao seu sofrimento, Davi deixou escrito para nosso consolo que “Deus registra o nosso lamento; recolhe as nossas lágrimas em seu odre; e todas estão anotadas em seu livro” (v.8). Estas palavras indicam que Deus tem o controle de tudo que diz respeito a nós e, portanto, devemos crer que se Deus deu permissão para algo acontecer é porque ele tem um propósito para nos amadurecer na fé e transformar no nosso caráter. Portanto, meus irmãos e irmãs, não se desesperem, nem permitam que a alma entre em profundo abatimento, pelo contrário espera em Deus que sua vitória chegará.



pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
28-jun_o-senhor-determina-os-passos