Meditação © Amplo Publications

30 de setembro de 2015

A Vida Não Parece Um Quebra-Cabeça?

Quando olhamos para a vida neste mundo debaixo do sol, parece que algumas peças não se encaixam e outras não fazem sentido, não é mesmo? Mas, quando estudamos Eclesiastes 7.13-29 aprendemos que a aparente desordem deste mundo está sob o controle de Deus. Salomão tentou através da sabedoria compreender o significado da vida debaixo do sol, mas sua conclusão é surpreendente: “Dediquei-me a investigar e a usar a sabedoria pra explorar tudo o que é feito debaixo do céu. Que fardo pesado Deus pôs sobre os homens!. Tenho visto tudo o que é feito debaixo do sol; tudo é inútil, é correr atrás do vento” [Ec 1.13-14].



Salomão chegou à mesma conclusão que anos mais tarde Paulo discorreria para os cristãos de Corinto: “Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de compaixão” [I Co 15.19]. Todo esforço humano perde totalmente o sentido se a vida não for vivida como uma dádiva de Deus a ser desfrutada sob o temor de Deus. Somente quem vive aqui, debaixo do sol, sob o temor de Deus pode afirmar como Jó: “Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra. E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus. Eu o verei com os meus próprios olhos; eu mesmo, e não outro!” [Jó 19.25].

Portanto, quando você se deparar com coisas difíceis de entender e as peças parecerem não se encaixar, lembre-se: 1º. Ninguém pode alterar o que Deus fez! [Ec 7.13]: “Considere o que Deus fez: Quem pode endireitar o que ele fez torto?” Pense nas situações que não entendemos e nas coisas que nos deixam perplexos que tornam impossível montar o quebra-cabeça. Por isso, temos que descansar na soberania Divina [Sl 11.3-5; 115.3 e Ef 1.11]. Em segundo lugar, devemos viver em submissão ao Criador [Ec 7.14]: “Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro”.



Como reagir aos fatos nesta vida debaixo do sol? A Bíblia não ensina que devemos compreender tudo, mas confiar plenamente em Deus. Pois existem dias bons e dias ruins e todos são feitos por Deus a fim que o homem não se torne orgulhoso. Não só as coisas boas vêm de Deus! Mas, as coisas ruins vêm de Deus também! Durante nossa vida iremos experimentar coisas boas e coisas ruins, seremos tomados de alegria e também de tristeza, num momento estaremos decididos, mas em outros perplexos. O conselho de Deus é: “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! [Sl 46.10].

pr. sebastião machado pr. thomas tronco

29 de setembro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior Fique Longe Dessa Mulher