Meditação © Amplo Publications

3 de dezembro de 2015

O Seu Trabalho Não Está Esquecido

Uma Agência de Missões compartilhou que no início da sua obra de evangelização na África, quando enviou um de seus missionários os nativos demostraram hostilidade e ele esperava um ataque a qualquer momento. Certa manhã, olhando pelas frestas do pau-a-pique da casa da Missão, verificou que doze homens, em círculo, se aproximavam e eles vinham em trajes de guerra, preparados para o ataque.  Num ímpeto, o homem de Deus pegou uma arma e confirmou que estava carregada. Poderia com apenas uma rajada liquidar com aqueles ‘vermezinhos’, mas orou a Deus e chegou à conclusão de que, se matasse algum daqueles nativos, as portas para o evangelho seriam fechadas.  Então, pendurou a arma no gancho e esperou.  De repente, veio o assalto! Algumas bordoadas, alguns golpes de lança e o homem rendia a alma a Deus.  Felizes com a facilidade e com o sucesso, aqueles aborígines comemoravam quando descobriram a arma carregada. O chefe ficou admirado! Por que ele não atirou? Teria sido por causa daquele livro?  Dias depois, dois daqueles homens, foram até a sede da Missão e pediram outro missionário para ensiná-los.


Eu fico maravilhado de ouvir ou ler histórias de homens e mulheres que estão prontos a dedicar suas vidas por amor a Cristo até o martírio. A reação daquele homem de Deus me leva a pensar sobre minhas próprias reações quando sou atacado. Confesso que muitas vezes eu atiro contra os que me ofendem. Tenho aprendido que somente quem confia plenamente em Deus consegue suportar as provações.  Eu preciso crescer nesta área a fim de obedecer fielmente a Palavra de Deus. Josué foi motivado a cumprir a palavra integramente. Lemos na Bíblia Sagrada: “Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar” – Js 1:7-8.


[1] Cumprir fielmente a Palavra de Deus requer esforço diligente – 1.7ª. Deus disse: “tenha o cuidado de obedecer a toda a lei”. Não é algo fácil, pois para cumprir a Palavra devemos evitar a seletividade. Muitas vezes queremos obedecer somente aquilo que nos é conveniente. O desafio de Deus é obediência completa. [2] Cumprir fielmente a Palavra de Deus exige perseverança – 1.7b-8. Muitos começam bem a caminhada, mas desistem da Palavra por causa das provações. Deus diz: “não se desvie dela, mas persevera!” Muitos estão tão ocupados que não têm tempo para estudar a Bíblia, mas Deus diz: “Não deixe de falar as palavras deste Livro da lei e de meditar nelas de dia e de noite”.


Só então, diz-nos o SENHOR Deus, “os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido”. Josué foi um líder próspero, bem sucedido aos olhos de Deus e o sucesso do seu trabalho está registrado no livro que leva seu nome. Mas e o trabalho do missionário que foi martirizado na África? E o trabalho de tantos outros missionários, pastores e crentes em geral, servos de Deus, que não têm êxito no ministério? Afinal de contas o trabalho deles foi em vão? Não! Todos nós devemos continuar firmes crendo que a avaliação e aprovação não estão nos números, mas na forma como Deus dispõe cada um dos seus servos para cumprir sua vontade. Por isso, nunca desista nem se desanime, “esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação” [I Co 4.5].

pr. sebastião machado pr. marcos granconato

2 de dezembro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior Crentes Untados