Meditação © Amplo Publications

03 de agosto de 2015

Práticas Abomináveis ao Senhor

O texto de Deuteronômio 18:9-13 alista nove práticas dos cananitas que eram abomináveis aos olhos do SENHOR. Contudo, é interessante observar o texto bíblico, pois ali Deus diz que abomina não só as “práticas”, mas também aqueles que praticam tais atos: “O SENHOR tem repugnância por quem pratica essas coisas” (v.12).



Observe a lista comigo: 1º. O sacrifício de crianças (o deus Moloque exigia tais sacrifícios); 2º. Adivinhação: conhecer a vontade das divindades acerca do futuro pelo poder de espíritos maus; 3º. Magia (prognosticador – ARA): Tentar controlar o futuro pelo poder dos espíritos maus; 4º. Presságios (agoureiro - ARA): Tentar predizer o futuro com base em sinais; 5º. Feitiçaria (feiticeiro – ARA): Sob efeito de drogas alucinógenas o feiticeiro era incorporado por espíritos maus; 6º. Encantamentos: Prender a atenção das pessoas através de ladainhas mágicas; 7º. Médium (necromantes - ARA): Suposta comunicação com os mortos (demônios); 8º. Consultar os espíritos (mágico - ARA): Procurar intimidade com os espíritos do mundo invisível; e, 9º. Consultar os mortos: Consultar e obter informações através deles.



Às vezes, desejando ser politicamente corretos afirmamos que “Deus odeia o pecado, mas ama o pecador”. Penso que os perdidos não sentem o peso do pecado porque afirmamos que Deus os ama! Todavia, se quisermos ser honestos com a mensagem da Bíblia temos que ensinar que Deus odeia o pecado e, também, quem pratica o pecado. O Salmo 5.5 nos ensina que Deus ‘odeia todos os que praticam o mal’ e, no v.6, completa dizendo: ‘Destróis os mentirosos; os assassinos e os traiçoeiros o SENHOR detesta’. Portanto, Deus destrói não só a mentira, mas o mentiroso também. Deus detesta não só o assassinato e a traição, mas os assassinos e traiçoeiros também.



Por isso, precisamos proclamar a ira de Deus contra o rebelde e sua rebelião e, concomitantemente, apresentar o perdão em Jesus Cristo. O Salmo 5.10-11 mostra os dois lados da moeda: Condenação e Salvação. Por causa disso o homem é chamado a se arrepender e buscar refúgio em Deus: “Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em ti”. E, finalmente, o profeta Isaías proclama: “Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o SENHOR, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão” (Isaías 55:7).

pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior

31 de julho de 2015

dr. Craig Etheredge