Meditação © Amplo Publications

04 de maio de 2015

Qual é o propósito da vida?

De onde eu vim? Porque estou aqui? Para onde eu vou? Estas são perguntas que exigem uma reflexão muito séria. Inicialmente, quero lhe perguntar: Você conhece o Pelé? Talvez já o tenha visto na TV ou até jogando futebol. Mas, o ponto é, você já conversou ou se relacionou com ele? Sabe do que ele gosta ou não gosta? Se não, então, não pode dizer que o conhece, no máximo que já o viu ou ouviu sobre ele. Muitos pensam que conhecem a Deus, no entanto não se relacionam com ele para saber sua vontade.



Procure conhecer a Deus através da Bíblia! Em Atos 17:26-27 Paulo explicou aos gregos quem era o Deus verdadeiro e porque ele nos criou: “De um só [Adão] fez Ele [Deus] todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. Deus fez isso para que [propósito] os homens o buscassem e talvez, tateando [procurando como no escuro], pudessem achá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós”. Então, conforme o texto bíblico, Deus criou todos os povos para povoar a terra com o propósito de que estes o buscassem e o achassem.



Em outro texto bíblico Jesus definiu a natureza da vida eterna: “Esta é a vida eterna: [o significado de vida eterna] que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” [João 17.3].  Preste muita atenção! Jesus disse que a vida eterna significa conhecer a Deus e a Jesus Cristo. O sentido é mais do que obter informações teóricas, significa relacionar-se pessoalmente com Deus por meio de Jesus Cristo. Na medida que alguém se relaciona com Deus passa a ter maior intimidade com ele e procura fazer aquilo que lhe agrada: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória [honra] de Deus” [I Co 10.31].  



Portanto, você existe para buscar a Deus! Se você buscar a Deus por meio de Jesus vai se relacionar com ele e viverá para honrá-lo. Isto quer dizer que, em vez de você viver só pensando na sua vontade e nas coisas que lhe agradam, buscará honrar e agradar a Deus procurando sua vontade na Bíblia.  Se você tiver um relacionamento diário com Deus, sua adoração não se limitará aos momentos de uma reunião religiosa porque tudo o que fizer se tornará uma expressão da sua adoração. Você, então, se tornará um seguidor verdadeiro de Jesus Cristo em todas as coisas.



Portanto, se o propósito da vida é conhecer a Deus, então você precisa estudar a Bíblia para saber quem é o Deus verdadeiro e como fazer sua vontade. Se quiser ter intimidade com Deus deverá conhecer a Deus. No próximo estudo vamos examinar a Bíblia para conhecermos alguns atributos [qualidades] que a Bíblia revela sobre Deus.  Até à próxima!

pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR