Meditação © Amplo Publications

5 de outubro de 2015

A Vida Não é Uma Equação Matemática

Você é do tipo que se frustra quando as coisas não saem como planejado? Conheço pessoas que sofrem tremendamente porque querem viver como se a vida fosse uma equação: 2 + 2 = 4. Mas, para Salomão tanto a nossa vida como as coisas que acontecem debaixo do sol não funcionam como matemática está mais para um mistério.



A verdade é que “nem tudo segue a lógica neste mundo debaixo do sol”, ouça o que Salomão disse: “Nesta vida sem sentido eu já vi de tudo: Um justo que morreu apesar da sua justiça, e um ímpio que teve vida longa apesar da sua impiedade” [Ec 7.15]. O princípio geral dizia que o justo teria longevidade e o ímpio vida curta, mas essa lógica é quebrada, pois nem sempre acontece assim.



O mundo é cheio de contradições. O que deveria acontecer nem sempre acontece. Um caso jurídico que me deixou indignado aconteceu em 2003 quando, um dia depois do Dr. Márcio Thomaz Bastos assumir o cargo de Ministro da Justiça, foi pedido a sustação do processo contra os estudantes de medicina da USP que mataram o calouro Edison Tsung-Chi Hsueh por afogamento durante um trote na piscina do Campus. Bastos era advogado de um dos réus, Luís Eduardo Passarelli Tirico. O caso acabou arquivado em 2006 pelo Superior Tribunal de Justiça. A gente pensa: “Puxa, não tem lógica uma coisa dessas!”


Isso, não leve a vida a “ferro e fogo”. Seja mais flexível e você viverá melhor. Salomão disse: “Não seja excessivamente justo nem demasiadamente sábio; por que destruir-se a si mesmo” [Ec 7.16]. Ninguém gosta de pessoas que “acham” que estão sempre certas, portanto não seja arrogante, mas procure viver com equilíbrio e sabedoria. Pois, apesar dos pesares a sabedoria dá força e proteção ao sábio neste mundo debaixo do sol: “A sabedoria torna o sábio mais poderoso que uma cidade guardada por dez valentes” [Ec 7.18].



Meu conselho é: “Evite agir por instinto, procure dar atenção à sabedoria”.   Tiago exortou os cristãos da sua época dizendo: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar” [Tg 1.5-6]. Então, tá precisando de sabedoria?

pr. sebastião machado pr. thomas tronco

02 de outubro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior A Impureza Moral Vicia