Meditação © Amplo Publications

6 de julho de 2015

Morreu Sem Deixar Saudades

A Bíblia nos ensina que para o cristão “é melhor partir e estar com Cristo” . A questão é: Como você quer ser lembrado quando partir? Há pessoas entre nós que deixarão um verdadeiro vazio, mas outras nem tanto, não é mesmo? Sempre pensei na morte do rei Jeorão. Ele era muito jovem quando morreu, pois tinha apenas 40 anos de idade e a Bíblia diz que “ele foi sepultado na Cidade de Davi, mas não nos túmulos dos reis” .



Jeorão era o primogênito do rei Josafá, por isso herdou o reino de Judá e começou a reinar com 32 anos. Mas, o histórico deste rei não é louvável, pelo contrário é digno de esquecimento. Assim que ele se fortaleceu no Trono mandou matar todos os seus irmãos e alguns líderes de Israel. Ele andou nos caminhos perversos da família de Acabe, rei de Israel, pois se casou com uma filha de Acabe e fez o que o SENHOR reprova. Jeorão também incentivou a idolatria porque “construiu altares idólatras nas colinas de Judá, levando o povo de Jerusalém a prostituir-se e Judá a desviar-se”.



O profeta Elias o repreendeu dizendo que Deus iria mata-lo por causa da sua vida de pecados. Por isso, Deus feriu Jeorão com uma enfermidade incurável, “seus intestinos saíram, e ele morreu sofrendo dores horríveis”. Os oito anos de reinado foram dignos de esquecimento, por isso quando ele morreu “o povo não fez nenhuma fogueira em sua homenagem, como havia feito para os seus antepassados” e ele “morreu sem que ninguém o lamentasse” (NVI) ou “ele se foi sem deixar de si saudades” (ARA).



Que nota triste! Um dia nós partiremos para estar com Cristo. Os familiares, irmãos em Cristo e amigos irão olhar para nós num caixão. Que sentimentos serão despertados naqueles que estarão nos velando? Partiremos deixando saudades ou ninguém fará lamentação pela nossa morte?


pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR