Meditação © Amplo Publications

7 de dezembro de 2015

Proclamem Libertação

“Proclamem libertação por toda a terra a todos os seus moradores” [Levítico 25.10].


Pegue uma folha em branco e escreva o nome de todas as pessoas com as quais você tem alguma pendência. Aliste o tipo de problema que você sofreu: Pode ser mágoa, ofensa, dor, decepção, frustração, desapontamento, traição ou até mesmo uma dívida financeira. Depois de fazer isto, dobre sua folha e guarde-a no bolso.  


Você conhece a fábula dos dois monges? Conta-se que o mestre e seu discípulo foram passear no vale onde tinham que atravessar um córrego. Ali avistaram uma jovem muito bonita que também queria passar para o outro lado, porém não desejava molhar seu lindo vestido. Então, o mestre carregou a jovem para atravessar o rio e o discípulo ficou observando atentamente. Na outra margem eles se despediram, a moça caminhou numa direção e eles seguiram em frente. Mas, o discípulo falou durante todo o caminho condenando o seu mestre por ter tido contato com o corpo de uma mulher e mostrando que a cobiça é um perigo para a alma. Já era tarde quando voltaram ao Mosteiro e o pupilo ainda continuava falando da jovem. Foi quando o Mestre disse: Sim, jovem aprendiz, eu carreguei aquela jovem nas minhas costas para atravessar o rio, mas eu a deixei na outra margem. Porém, é você que não conseguiu deixa-la, mas vem carregando aquela jovem por todo o nosso caminho.


Hoje, quero chamar você para deixar na margem do rio todas as moças que te incomodam. Isto vai ser bom para você, para sua família e para sua Igreja. Para isso, vou usar o texto de Levítico 25 como base do meu ensino. O ano de Jubileu era uma oportunidade bondosa de Deus para que o povo israelita pudesse recomeçar a vida do zero. Três libertações eram proclamadas aos judeus: [1] Libertação para a terra descansar por um ano (Lv 25.11-12); [2] Libertação das dívidas quando as propriedades voltavam aos legítimos donos (Lv 25.25-28); [3] e libertação dos judeus que se venderam para pagar suas dívidas (Lv 25.35-43).


O propósito do Jubileu era dar oportunidade de um recomeço sem ter peso nas costas. Acabava-se um ciclo ruim e iniciava uma nova oportunidade de recomeçar do zero. As contas eram zeradas, perdoadas e todos os israelitas podiam retomar a vida com dignidade. Que maravilha! O ano de jubileu era uma provisão bondosa de Deus para a Nação de Israel – todos os israelitas eram beneficiados em toda a Terra de Israel.


O que isto tem a ver comigo e com você? O ano de Jubileu apontava para a verdadeira libertação que Cristo trouxe atravésda sua morte. Ele falou em Lucas 4.18-19 sobre o “ano da graça do SNHR”. Em Cristo, todos os cristãos, têm que tornar realidade o verdadeiro jubileu. Jesus afirmou “Se o Filho os libertar vocês serão verdadeiramente livres!”

Pare e pense: Você é verdadeiramente livre ou está carregando algum fardo nas costas? Você tem uma folha no seu bolso, pegue-a. Você poderá continuar carregando esta folha e, dia após dia, lembrar-se das pessoas e das dívidas que elas têm com você. Você poderá ficar zangado com quem te ofendeu. Mas, você também pode tomar uma decisão em nome de Jesus Cristo e proclamar o ano de jubileu. Faça isto na sua casa, com sua esposa, com seus filhos e, faça isto com os irmãos em Cristo. Ore: Pai perdoa minhas dívidas assim como perdoo os que me devem! Amém.

pr. sebastião machado pr. Thomas tronco

4 de dezembro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior O Filho Sábio e o Filho Tolo