Meditação © Amplo Publications

7 de agosto de 2015

Desperta, Ó Tu Que Dormes!

“Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto” [Atos 20.9].


O que acontece quando alguém está no lugar errado, na hora errada e fazendo a coisa errada. Êutico é a bola da vez. Aonde ele deveria estar? Penso que no culto, ao lado dos outros irmãos e ouvindo a pregação de Paulo. Entretanto, o texto diz que ele estava “sentado na janela”. Pode-se justificar a atitude do jovem. Na palestina o calor é insuportável e ficar numa reunião aglomerado com outros é demais. Então, o melhor mesmo é buscar a brisa junto à janela. O jovem esperto fez isso, mas com a brisa bateu aquele sono e ele adormeceu profundamente durante a mensagem do apóstolo. Lucas nos informa que “ele foi vencido pelo sono” e o resultado foi a queda do terceiro andar com uma triste consequência, a morte.  


Penso que assim como Êutico existem muitos cristãos sentados na janela.  Talvez seja o calor dos tempos. Quem são os calorentos? Calorento é aquele que não suporta uma pregação longa e, por isso, não consegue se concentrar para ouvir o ensino da palavra de Deus. Calorento é aquele que tem atenção dispersa, sai para ir ao banheiro, atende ao telefone e procura sempre um motivo para conversar com a pessoa do lado. Assim adormece durante a pregação.

Irmão acorda! Lugar de crente no domingo é sentado junto com a congregação para ouvir o ensino da palavra de forma atenciosa, participativa e submissa. Procure orar pelo pregador e peça a Deus que o ensino penetre em sua vida e na vida dos seus irmãos. Crente não pode dormir no culto, pois o Diabo está ali para arrebatar a palavra do seu coração, o pecado para cegar o seu entendimento e a carne para exigir sua própria satisfação.


Irmão acorda! A hora do culto é sagrada. É tempo por demais especial. É tempo para louvar e exaltar o Deus Criador e Salvador. É tempo de ouvir o que Deus tem para nos dizer. É tempo que requer respeito, reverência e submissão na presença do Altíssimo. É tempo de prestar atenção: “Desperta, ó tu que dormes... e Cristo resplandecerá sobre ti” (Ef 5:14).


Irmão acorda! Pare de andar no erro. Você sofrerá os efeitos das escolhas que faz. Você é o único responsável por seu casamento, por seu trabalho, por seus relacionamentos e por sua vida espiritual. Lembre-se do que Deus disse para Caim: “Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo” (Gn 4:6-7). Deus afirma que cada pessoa é responsável por seus atos e pelas consequências deles.


Irmão acorda! Assuma sua posição de cristão diante de Deus e dos homens. Honre o SENHOR com tudo o que você é, pois caso contrário a queda será inevitável e o resultado cruel. Todos nós sabemos o que aconteceu com Êutico. O culto foi temporariamente interrompido, os irmãos desceram desesperados, entretanto o apóstolo Paulo ressuscitou o jovem. Aleluia! Eles voltaram consolados para o culto e ouviram Paulo até o amanhecer. Mas irmão, fique acordado, pois hoje não existem mais apóstolos.

pr. Sebastião Machado Leia a Meditação Anterior dr. Craig Etheredge

6 de agosto de 2015

 COMENTAR