Meditação © Amplo Publications

07 de maio de 2015

Você é Filho de Deus?

Em todos os lugares que vou para preencher algum formulário é exigido a minha filiação. Eu fui registrado como filho de José e Geralda. Eu provo que sou filho deles pela minha certidão no Registro de Pessoas Naturais da Cidade de Uberlândia. Quando o Agente de Trânsito pede minha carteira de motorista ali também está o registro da minha filiação. Em geral todas as pessoas acreditam que são “filhos de Deus”. Mas o que significa ser filho de Deus conforme a Bíblia?



Há duas possibilidades em que uma pessoa pode ser filho de Deus, vejamos. O trecho de Atos 17.28 explica o que é ser filho de Deus num determinado sentido: “Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos descendência [geração]”. Então, conforme este ensino todos são filhos  de  Deus  no  sentido de serem  criaturas de Deus [descendência – geração]. O fato que Deus criou todas as pessoas não significa que elas estejam numa posição aceitável, “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” [Rm 3.23].  Por isso, Deus enviou seu Filho ao mundo para que aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.


Há um outro modo em que as pessoas são chamadas de filhos de Deus . Em Gálatas 4:5 fala disso: “… [Deus mandou Jesus] para resgatar os que estavam sob a lei [Jesus veio para livrar o pecador da condenação da lei], a fim de que recebêssemos a adoção de filhos”.  Isso acontece quando a pessoa se arrepende dos seus pecados confiando em Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador. Um filho adotado passa a gozar de todos os direitos do filho legítimo. Jesus é o único Filho legítimo de Deus e aqueles que crêem em Jesus se tornam filhos de Deus por adoção.



Então, num primeiro momento todos são considerados filhos de Deus no sentido de que são criaturas, descendência ou geração de Deus. Mas, mesmo que Deus ame o mundo [as pessoas] porque é sua criação especial não significa que todos têm um relacionamento com Ele. Por isso, cada pessoa precisa crer em Jesus para se tornar filho por adoção. Veja a explicação de João: “Aquele que é a Palavra [O Verbo] estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” [João 1.10-12].



Existem muitos “Sebastião” por aí, mas somente um que é filho de José e Geralda. Se você quiser pode conferir na minha carteira de identidade. E aí, como você está registrado no cartório do céu? Você é um filho por criação ou por adoção?



Jesus disse aos judeus da sua época que “O escravo [do pecado por ser criatura de Deus] não tem lugar permanente na família [de Deus], mas o filho [adotado] pertence a ela para sempre. Portanto, se o Filho [Jesus} os libertar, vocês de fato serão livres” [João 8.35-36]. Reconheça quem é Jesus e o que Ele fez por você na cruz do Calvário. A Bíblia diz que aqueles que crêem confessando Jesus como Salvador têm o seu nome escrito no livro da vida do Cordeiro, isso signficia estar registrado como filho de Deus por adoção.

pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR