Meditação © Amplo Publications

7 de outubro de 2015

Você Aceita Críticas?

A maioria das pessoas é hipersensível quando ouve opiniões desfavoráveis sobre si ou sobre o seu trabalho.  Geralmente a inabilidade em lidar com estas questões nasce de um espírito complexado, seja para mais (superioridade) ou para menos (inferioridade). Eclesiastes tem um ensino formidável para aprendermos a lidar com as críticas neste mundo debaixo do sol.



Salomão expõe assim: “Não dê atenção a todas as palavras que o povo diz, caso contrário, poderá ouvir o seu próprio servo falando mal de você” [Ec 7.21].  Receba este conselho de não dar atenção a tudo que se diz, “pois em seu coração você sabe que muitas vezes você também falou mal de outros” [Ec 7.22]. Portanto, não entre em crise existencial por causa de críticas, mas também não exija para si mesmo um tratamento Vip porque “não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque” [Ec 7.20]. Exigir perfeição de si mesmo ou dos outros é tolice, é correr atrás do vento.



Você já conviveu com pessoas que facilmente perdem a satisfação de viver, a direção ou paz mental porque se preocupam demais com o que os outros pensam ou falam? Talvez, você seja assim! Mas, acredite que gente que vive assim torna-se escravo da opinião dos outros. Então, procure se libertar deste mal.



Dois conselhos aqui. Primeiro se você é do tipo crítico, então evite usar suas palavras para criticar alguém. Se porventura o seu comentário atingir uma pessoa com autoestima baixa o efeito da sua opinião será nocivo e esmagará ainda mais a pessoa. Segundo, se você é do tipo que se preocupa demais com a opinião dos outros, então o ideal é ser você mesmo, independente das opiniões dos outros, você é quem você é pela graça de Deus, porém sabemos que não é fácil para todo mundo agir assim, não é? Tome posse da palavra de Deus: “Não dê atenção a todas as palavras que o povo diz”.

pr. sebastião machado pr. marcos granconato

6 de outubro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior O Sonho de Um Mundo Melhor